sábado, fevereiro 18, 2006

GABARITO III


I) Leia atentamente o texto abaixo e a partir do que você estudou, julgue os itens colocando V, para verdadeiro, e F para falso: (6 pontos)

É bem possível que o homem primitivo tenha se espantado ante o fogo, que encontrava na natureza, produzido pelos raios ou por qualquer outra forma. Talvez tenha até adorado o fogo como um deus (...) Como faz uma criança, os primeiros homens devem ter tentado tocar a chama e à custa de dolorosas experiências aprendido os perigos do fogo. Todavia percebeu também suas vantagens. (...) Aprendeu que, além de iluminar e aquecer, o fogo servia para fazer e cozer alimentos, espantar feras e até construir lanças de madeira com pontas carbonizadas, mais duras e resistentes. O grande problema, porém, era como produzir o fogo, já que a conservação permanente exigia muito esforço, nem sempre bem sucedido.
Os dois primeiros métodos de obtenção do fogo foram a percussão por percussão e por fricção. (...) A descoberta de como produzir o fogo foi fundamental ao desenvolvimento do homem.
O fogo aumentou, para os povos primitivos, a capacidade de aproveitar os elementos naturais para a sua alimentação, cozinhando-os ou assando-os. Tornou mais fácil a sobrevivência do homem e ajudou a sua fixação na terra, favorecendo a organização e o desenvolvimento da organização social.
Foi o fogo que possibilitou ao homem fabricar vasilhas e utensílios de cerâmica e, principalmente, fundir e utilizar metais.
(Adaptado de: FARIA, Ricardo de Moura e MARQUES, Adhemar Martins. Síntese da História. São Paulo: Lê, V.3.)

( F ) O fogo é velho conhecido dos homens desde os tempos primitivos, tendo sido adorado como deus por todas as sociedades primitivas.
( V ) Manter o fogo garantia uma série de comodidades aos primeiros grupos humanos tais como a possibilidade de cozer alimentos, espantar feras e construir armas mais resistentes.
( F ) Apesar de não dominar a produção do fogo, os homens primitivos conseguiam conservá-lo por períodos prolongados sem grandes dificuldades.
( F ) A domesticação do fogo fez com que as sociedades primitivas pudessem finalmente fundir metais, e os primeiros indícios datam ainda do Paleolítico.
( F ) O domínio do fogo deu aos povos primitivos maiores possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, auxiliando inclusive no processo de sedentarização.
( V ) Ao dominar o fogo, os homens do Paleolítico puderam finalmente desenvolver a produção de peças de cerâmica, muito útil ainda nos dias de hoje.

II) “A adoção de marcos de tempo é algo que depende intimamente da situação cultural, política e religiosa dos povos”. Justifique a afirmativa. (2 pontos)

- Os povos escolhem seus marcos de tempo a partir daquilo que consideram como importante: um grande acontecimento, o nascimento de um líder religioso, uma grande invenção, etc. Não existe uma regra que se aplique a todos, e a escolha tem mais ligação com o cultural e o religioso do que qualquer motivação científica.

III) Numere a primeira coluna de acordo com a segunda: (2 pontos – Cada item vale 0,25)

( 2 ) Desenvolvimento da agricultura.
( 2 ) Sedentarização.
( 1 ) Desenvolvimento da Linguagem.
( 2 ) Comércio.
( 1 ) Última Grande Glaciação.
( 1 ) Difusão por toda a terra.
( 2 ) Primeiros Estados.
( 3 ) “Descoberta” do bronze.

(1) Paleolítico
(2) Neolítico
(3) Idade dos Metais

Nenhum comentário: