quinta-feira, junho 01, 2006

APR 1: GABARITO


1ª QUESTÃO: FALSO OU VERDADEIRO - (valor: 15 escores)

tem 01. (5 escores) A Pré-história marca o início da caminhada dos seres humanos sobre a Terra. Sobre este período sabemos que:

F - O domínio do fogo, durante o período Neolítico, representou um grande salto tecnológico.

V - A descoberta da agricultura promoveu uma revolução, pois permitiu a sedentarização e a produção de excedentes.

F - A invenção do Estado, na Idade dos Metais, possibilitou a criação da propriedade privada.

V - No Paleolítico conviveram juntas várias espécies de hominídeos.

V - Para estudar a Pré-História dispomos principalmente de fontes materiais.

Item 02. (5 escores) A Palestina e a Fenícia são regiões vizinhas que ficavam dentro do Crescente Fértil, sobre os povos que habitaram esta região podemos afirmar que:

F - Tanto hebreus quanto fenícios eram politeístas.

V - A maior de todas as criações fenícias foi o alfabeto fonético.

V - As idéias religiosas dos hebreus influenciaram muito a Civilização Ocidental.

F - A base da economia dos fenícios era a agricultura irrigada.

V - Por causa da Diáspora, os judeus – descendentes dos hebreus – se espalharam pelo mundo.

Item 03. (5 escores) O Egito e a Mesopotâmia foram berço de importantes civilizações. Comparando as duas regiões seria correto afirmar que:

F - Há consenso entre os historiadores de que a escrita egípcia é mais antiga que a inventada na Mesopotâmia.

V - Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia os governos eram teocráticos.
V - A servidão coletiva foi uma forma de trabalho predominante em ambas as regiões.

V - A economia do Egito e da Mesopotâmia dependia de grandes rios.

V - Os governantes egípcios eram vistos como deuses vivos, enquanto os da Mesopotâmia como seus representantes.

2ª QUESTÃO: DÊ O QUE SE PEDE (valor: 4 escores).

Item 04. Para o estudo da História é necessário o domínio de alguns conceitos, assim sendo, explique, com suas próprias palavras, os termos abaixo:

a) (2 escores) Servidão Coletiva: Obrigação do camponês de trabalhar gratuitamente para o Estado em obras públicas ou prestando serviço militar.

b) (2 escores) Teocracia: Sistema de governo em que quem exerce o poder político é visto como deus ou representante dos deuses na terra.

3ª QUESTÃO: RESPOSTA LIVRE (valor: 7 escores).

Item 05. (3 escores) Escolha uma das reformas de Dario I e explique a sua importância para a manutenção e governabilidade do Império Persa.

R.: Dario I mandou unificar os pesos e as medidas dentro do território do Império. Tal medida facilitou e agilizou o comércio e as trocas entre as diversas partes do império persa. (Outros exemplos podem ser dados pelos alunos: criação da primeira moeda internacional, o dárico; construção da Estrada Real; criou o primeiro sistema de correios; dividiu o império em satrápias; ...)

Item 06. (4 escores) Explique por que o Monoteísmo imposto pelo faraó Akenaton não foi bem sucedido no Egito.

R.: Os egípcios adoravam vários deuses e se preocupavam muito em agradá-los, o decreto do rei foi contra todas as tradições e feriu as crenças mais íntimas do povo. Além disso, os sacerdotes que eram muito poderosos, em especial os de Amon, se viram economicamente prejudicados e afastados do poder. Tudo isso fez crescer a oposição ao rei, o que resultou no seu assassinato.


OBS.: Lembre-se que as respostas livres são de vocês; a resposta é pessoal e se todos os aspectos requeridos forem cumpridos, ela estará correta.

quarta-feira, maio 31, 2006

Sobre a Minha Licença


Talvez alguns alunos e alunas tenham ficado preocupados ou curiosos, então decidi comentar a minha ausência. Fazia algumas semanas que vinha sentindo minha garganta doer e quinta-feira estava quase sem voz. Semana passada a garganta não melhorou e, acredito, que por conta da virose que está correndo por aí, ela não melhorou. Estava perdendo a voz e com a garganta arranhando e doendo. Mesmo tomando remédio teria que ficar sem falar. Não teve jeito. Era isso, ou talvez tivesse que tirar uma licença maior. Logo estarei de volta e se vocês tiverem perdido aula, prometo repor tudinho, para que vocês não sejam prejudicados. Se tiverem dúvidas da matéria, me escrevam, eu estarei respondendo bem rápido.

GABARITO: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO


1. Quais os tipos de fontes que podem ser utilizadas pelos historiadores?
- Fontes orais, materiais e escritas.

2. Por que existem calendários tão diferentes sendo utilizados ainda hoje?

- Porque cada cultura percebe o tempo de uma maneira particular e utiliza marcos que tenham relevância dentro da sua História. Por exemplo, os ocidentais usam o calendário Gregoriano que tem como grande marco o nascimento de Cristo.

3. Por que o uso do termo Pré-História poderia ser criticado?

- Porque a partir do momento que existe ser humano na Terra, existe História. Além disso, falar em Pré-História é reafirmar que povos sem escrita não teriam História, e que somente as fontes escritas teriam valor para os historiadores.

4. Quais as fases da Pré-História? Dê 4 características de cada uma delas.

- Paleolítico: domínio do fogo, desenvolvimento da linguagem, o ser humano se espalha por toda a Terra e se organizava em pequenos grupos de caçadores-coletores.

- Neolítico: descobrimento da agricultura, primeiros Estados, surgimento do excedente de produção, início da sedentarização, início do comércio.

- Idade dos Metais: aparecimento dos primeiros Impérios, agravamento das diferenças sociais em algumas sociedades (*isto é, a existência de ricos e pobre, nobre e não-nobres*), início do uso dos metais, início do desenvolvimento da escrita.

5. O que era a servidão coletiva?

- Forma de trabalho em que o camponês deve prestar trabalho gratuito e obrigatório nas obras públicas ao Estado, dono das terras, e entregar-lhe parte da sua produção.
6. Qual a ligação entre o Rio Nilo e a Civilização Egípcia?

- Sem o Nilo o Egito seria um deserto, é este grande Rio que possibilitou o desenvolvimento da Civilização Egípcia que, através de grande trabalho e engenho, conseguiu vencer as dificuldades naturais.

7. Explique por que o Egito era uma teocracia.

- O Egito era uma teocracia porque seu governante, o Faraó, era considerado um deus-vivo.

8. Por que o monoteísmo não deu certo no Egito?

- Os egípcios adoravam vários deuses e se preocupavam muito em agradá-los, o decreto do rei foi contra todas as tradições e feriu as crenças mais íntimas do povo. Além disso, os sacerdotes que eram muito poderosos, em especial os de Amon, se viram economicamente prejudicados e afastados do poder. Tudo isso fez crescer a oposição ao rei, o que resultou no seu assassinato.

9. Cite quatro invenções dos povos da Mesopotâmia.

- A escrita, as primeiras bibliotecas, o Estado e a cidade.

10. O que foi o código de Hamurábi?

- Foi o primeiro código de leis escritas que se tem notícia, feito por ordem de Hamurábi, Rei da Babilônia, que mandou compilar todas as leis existentes nos seus domínios e ampliá-las.

11. Compare Egito e Mesopotâmia nos planos político e econômico.

- Político: Tanto na Mesopotâmia como no Egito os soberanos tinham muitos poderes e estabeleceram-se regimes teocráticos. No caso da Mesopotâmia, vários povos sucederam-se no poder, tendo supremacia sobre a religião, já no Egito, as invasões foram exceção e os egípcios governaram a região durante boa parte dos seus vários séculos de História.

- Econômico: Ambas as economias dependiam de grandes rios e tinham como base a agricultura irrigada. A servidão coletiva foi comum às duas regiões.

12. O que diferenciava os hebreus dos demais povos da Antigüidade?

- Os hebreus foram os únicos monoteístas entre os povos antigos.

13. O que foi a Diáspora dos judeus?

- Foi a dispersão dos judeus pelo mundo graças a uma lei romana baixada depois de uma revolta e que os expulsava de Palestina.

14. Por que a nossa civilização também é chamada de Judaico-Cristã?

- Porque a herança judaica, em especial seus textos religiosos (Velho Testamento) e a idéia de monoteísmo, foi fundamental para a construção da Civilização Ocidental.

15. O governo dos fenícios era talassocrático. Explique o que isso significava.

- Significa que quem governava eram aqueles que dominavam o comércio marítimo.

16. Qual a maior invenção dos fenícios?
- A invenção do primeiro alfabeto fonético, que ajudou a simplificar a escrita e a comunicação.
17. Quem foi Ciro, o Grande? Qual a sua importância para o mundo antigo?

- Foi o rei que unificou persas e medos e deu início ao Império Persa, expandindo grandemente as suas fronteiras.

18. Cite todas reformas feitas por Dario I.

- Unificação dos pesos e medidas; criação de um corpo de funcionários chamado “olhos e ouvidos do rei”; criação da primeira moeda internacional, o dárico; construção de Estrada Real; criação do sistema de correios; divisão do império em satrápias; criação de quaro capitais.

19. Escolha duas das reformas de Dario I e explique a sua importância.

- Dario I mandou unificar os pesos e as medidas dentro do território do Império. Tal medida facilitou e agilizou o comércio e as trocas entre as diversas partes do império persa. O sistema de correio foi importante porque tornou mais rápida a transmissão de informações dentro do império.