sábado, julho 01, 2006

Gabarito do Estudo Dirigido: Atenas e Esparta


(49-75)

49) A polis, além de cidade, centro urbano, tinha a função de pátria, que reforçava a identidade religiosa e étnica. As polis tinham seu próprio território, urbano e rural, e suas áreas de influência. O isolamento, favorecido por um relevo acidentado, facilitou o desenvolvimento de cidades bem diferentes umas das outras e autônomas.

50) Esparta ficava no Peloponeso, na planície da Lacônia. A região tinha sido dominada pelos dórios.

51) Esparciatas: cidadãos guerreiros descendentes dos dórios; Periecos: livres mas sem direitos políticos, dedicavam-se às mais variadas atividades econômicas e podiam fazer parte do exército como tropas auxiliares; e os Hilotas: descendentes das populações conquistadas eram servos do Estado e trabalhavam na agricultura.

52) Ela era governada por dois reis, esse sistema se chama diarquia. Além dos reis, Esparta possuía duas assembléias, a Gerúsia, composta por 28 cidadãos eleitos de mais de 60 anos, e a Apela, formada por todos os cidadãos. Além dos reis e das assembléias, havia os éforos, funcionários responsáveis pr fiscalizar os cidadãos, inclusive os reis.

53) A um legislador lendário de nome Licurgo.

54) A educação espartana era toda voltada para a formação do guerreiro, no caso dos meninos, e da mãe de guerreiros, no caso das meninas. A educação começava aos 7 anos e enfatizava principalmente a disciplina, a resistência e o desenvolvimento das competências militares. As meninas podiam ficar na cidade e voltar para casa à noite, mas os meninos viviam em acampamentos junto com seus companheiros. A educação das meninas terminava aos 20 anos e elas poderiam se casar, já os rapazes eram incorporados ao exército e somente eram cidadãos plenos aos 30. Então, podiam casar, recebiam um lote de terra e faziam parte da Apela.

55) Os hilotas eram servos do Estado, cedidos á cidadãos espartanos para que cultivassem a terra. Eles viviam aterrorizados pelos espartanos, pois eram maioria da população e deveriam ser mantidos sob controle.

56) As mulheres espartanas gozavam de grande autonomia e tinham mais direitos que a média das mulheres gregas. Elas administravam as terras e cuidavam de muitas atividades, pois os homens estavam quase sempre ausentes. Podiam também herdar propriedades, do pai ou do marido na falta de descendência masculina.

57) A cidade de Atenas ficava na península Ática. Porque tinha excelentes portos naturais e sua terra era pouca e pobre, assim, as atividades comerciais tornaram-se uma alternativa.

58) Era o principal porto da Grécia e ficava em Atenas.

59) Monarquia: a cidade era governada por um basileu e não tinha leis escritas; Arcontado: os eupátridas elegiam entre si os governantes, dois arcontes, é um período de reformas políticas e as leis foram colocadas por escrito; Tirania: em momentos excepcionais, um líder poderia tomar poder sem ser eleito, tornando-se um tirano, alguns deles fizeram reformas a favor da população pobre; Democracia: marcou o período clássico e foi a forma de governo que deu a todos os cidadãos da cidade o direito de participar politicamente.

60) Sólon foi um arconte ateniense que reformou as leis de Dracon. Ele é lembrado por ter tomado uma série de medidas em favor da população mais pobre, como proibir a escravidão por dívidas e fazer a reforma agrária.

61) Tirania é uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia antiga. Nela o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo.

62) Porque esta forma de governo foi inventada nesta cidade grega.

63) Democracia Direta é aquela na qual os cidadãos não precisam eleger representantes, pois podem estar presentes na assembléia. Já a Democracia Representativa é aquela na qual elegemos representantes que falam e votam por nós. É o modelo usado nas democracias modernas.

64) Porque a democracia ateniense era baseada na escravidão e negava o direito de participação política a maioria da população da cidade, no caso as mulheres, os estrangeiros e as crianças.

65) Os arcontes continuavam sendo eleitos, mas seu poder era reduzido, havendo o novo cargo, o estratego, que exercia funções políticas e militares. Além deles havia o tribunal, a Heléia, a Bulé, que era formada por 500 membros, e a Eklésia que era a assembléia composta por todos os cidadãos.

66) Demagogo é um Político inescrupuloso e hábil que se vale das paixões populares para atender seus próprios interesses.

67) Sofista em grego significava sábio e era o título atribuído aos filósofos que eram favoráveis à Democracia e se dispunham a dar aulas e receber salários. Os filósofos eram contra eles entre outros motivos por não acreditar que todos pudessem participar da política e porque os sofistas vendiam conhecimento. Sofista acabou virando sinônimo de mentiroso.

68) Péricles foi um importante governante de Atenas que investiu nas artes, reformou a cidade e proporcionou uma maior participação política dos cidadãos.

69) O período de Péricles é chamado de “radical”, pois este governante fez uma série de reformas que permitiram uma maior participação política dos cidadãos pobres, remunerado a sua participação na assembléia e o exercício das magistraturas (*cargos públicos*). Ele também restringiu ainda mais o acesso à cidadania ao estabelecer que para se tornar cidadão era preciso ser filho de pai e mãe atenienses.

70) Ostracismo era o maior castigo para um ateniense depois da morte, pois significava o exílio da cidade por dez anos. Para receber o ostracismo era necessário que a Eklésia considerasse o cidadão um inimigo da democracia.

71) Pedagogo quer dizer “guia de criança”, geralmente eram escravos que acompanhavam e supervisionavam as crianças no início da sua educação escolar.

72) O teatro celebrava as virtudes cívicas, tendo um caráter pedagógico, além disso, promovia a integração dos cidadãos, pois todos podiam participar dos espetáculos, assistindo ou representando.

73) Comédia e tragédia.

74) O objetivo da educação ateniense era formar o cidadão completo: crítico, equilibrado, culto e saudável.

75) Nem todas as mulheres viviam da mesma forma em Atenas, mas o ideal é que fossem reclusas, dedicadas ao lar e aos filhos. Elas não tinham direitos políticos.

Gabarito do Estudo Dirigido: Creta, Períodos Arcaico e Homérico


(28-49)

1) A Creta histórica permaneceu desconhecida até as escavações arqueológicas do século XIX, antes disso, conhecíamos os mitos, como o do Minotauro, e as cidades fundadas pelos dórios. Assim, toda uma civilização permanecia escondida.

2) Os mitos são importantes porque nos permitem ver como as sociedades que vieram antes de nós, antes do desenvolvimento da ciência moderna, explicavam o seu mundo. Mitos são históricos, falam do povo que o produziu e são formas de dar significado aos fenômenos naturais ou não.

3) A economia cretense era baseada no comércio marítimo de algumas manufaturas (cerâmica, metalurgia, vinho, azeite), cujas oficinas ficavam nos grandes palácios, e alguns produtos agrícolas.

4) Porque eles vieram antes dos fenícios e não se tem registro de nenhuma talassocracia anterior a dos cretenses.

5) Porque elas são representadas nos afrescos cretenses em todas as atividades públicas feitas pelos homens, religiosas, esportivas, comerciais, além disso, a religião da ilha era centrada em uma grande deusa.

6) Há registro de uma erupção de grande porte o século XVIII a.C., os efeitos de tal catástrofe puderam ser observados até no Egito. Todas os palácios cretenses tiveram que ser reconstruídos e a civilização da ilha nunca mais foi a mesma.

7) A resposta aqui é pessoal, mas devemos lembrar que o nome de algumas deusas gregas já aparecem em Creta. Há historiadores, entretanto, que ressaltam que esta civilização era completamente diferente daquela que será construída pelos invasores indo-europeus.

8) Foi a civilização formada a partir da mistura entre a cultura dos invasores aqueus e a dos cretenses.

9) Eram todos indo-europeus.

10) A invasão dória acelerou a desagregação da civilização creto-micênica e fez com que parte da população migrasse para as ilhas e a Ásia Menor.

11) Era o nome dado pelos gregos, helenos, à sua terra. Ser heleno era pertencer ao mesmo povo, com a mesma cultura e deuses, era, também, não ser bárbaro. Os gregos consideravam os demais povos inferiores culturalmente.

12) As Olimpíadas eram os mais importantes festivais religiosos em honra de Zeus. Sua importância era tão grande que reuniam todos os gregos de quatro em quatro anos, as guerras eram interrompidas e para que atletas de toda a Grécia e da Ásia Menor pudessem competir.

13) Porque todos os gregos adoravam os mesmos deuses que eram representados à sua imagem e semelhança.

14) Porque nos vasos gregos – que tinham vários formatos e tamanhos – representavam mitos gregos e cenas do cotidiano, fazendo propaganda dos hábitos helênicos.

15) Períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

16) A história da Guerra de Tróia provavelmente se originou de guerras reais entre os micênicos e povos da Ásia Menor pelo controle do comércio no Mediterrâneo oriental.

17) Os genos eram comunidades familiares extensas (clãs) auto-suficientes; nos quais a terra pertencia a todos; e o chefe do clã era chamado de pater que detinha o poder político e religioso, sendo o poder passado do pai para o filho mais velho. Os membros do grupo acreditavam que possuíam os mesmos ancestrais, e seguiam as mesmas leis orais, costumes e tradições.

18) Matrilinear é quando o parentesco é feito pela linha materna, patrilinear quando é feita pela linha paterna. Na Grécia, a partir do período Homérico, o arentesco se faz através do pai.

19) Com o crescimento populacional; o aumento exagerado do número de escravos que passaram a fazer os trabalhos que antes eram executados pelos tetas; e a divisão dos genos em pequenas famílias com a concentração das terras nas mãos do pater e seus familiares diretos, as comunidades gentílicas começaram a se desagregar. A propriedade privada começou a se tornar regra e privilégio de uma aristocracia militar, sendo que o pater começou a adotar o título de basileu (rei).

20) A desagregação desencadeou a chamada segunda Diáspora Grega com a saída de parte da população, em sua maioria tetas, em busca de melhores condições de vida e terras fora da Grécia. As colônias fundadas deram origem a chamada Magna Grécia.
21) O Período Arcaico foi marcado pela expansão grega e a abertura comercial, uma economia mais dinâmica e a estruturação das polis.

22) A polis, além de cidade, centro urbano, tinha a função de pátria, que reforçava a identidade religiosa e étnica. As polis tinham seu próprio território, urbano e rural, e suas áreas de influência. O isolamento, favorecido por um relevo acidentado, facilitou o desenvolvimento de cidades bem diferentes umas das outras e autônomas.

Gabarito do Estudo Dirigido: Índia, China e Japão


(1-27)

1) O Rio Ganges é considerado um rio sagrado para os hindus e serviu de eixo para a ocupação do território depois da conquista dos árias.

2) Os árias eram povos indo-europeus que invadiram a Índia. Eles trouxeram tradições religiosas que ajudaram a construir a chamada sociedade de castas.

3) A sociedade de castas é um modelo de organização social na qual as diferentes camadas sociais não se misturam e têm direitos e deveres próprios. Se você nasce em uma casta, morrerá nela.

4) Os párias são os sem casta, os intocáveis. A eles são reservados os piores trabalhos, as posições mais desprezadas; não podem inclusive tocar nos livros sagrados hindus.

5) De acordo com o Bramanismo – religião hindu mais antiga – as castas nasceram do corpo do próprio deus Brahma. Assim, a ordem social é vontade divina e aqueles que seguem a ordem podem, em uma próxima encarnação, voltar em uma casta inferior.

6) Asoka foi um grande rei que unificou toda a Índia pela guerra, ao se converter ao Budismo tornou-se pacifista – contrariando os deveres da sua casta que era a dos guerreiros – e patrocinou a expansão da sua nova fé.

7) Porque dentro do Budismo todas as pessoas eram iguais em seu potencial religioso e, por isso, os praticantes da nova fé não seguiam as regras da sociedade de castas ameaçando o poder dos sacerdotes e príncipes. Além disso, eram pacifistas e a guerra era fundamental para as elites guerreiras.

8) A Dinastia Chin criou um sistema único de escrita e pesos e medidas. Tais mudanças estimularam o comércio, aumentaram a arrecadação de impostos e favoreceram as comunicações. Organizou-se também um exército permanente que estaria sempre disponível em caso de necessidade de defesa do território e começou a construção da Grande Muralha para proteger a fronteira Norte do país contra os hunos.

9) A escrita unificada reforça a identidade chinesa, pois embora os chineses possam falar de forma diferente, todos escrevem da mesma maneira, usando os mesmos signos que representam idéias e, não, fonemas.

10) A base da economia chinesa era a agricultura irrigada que utilizava grandes contingentes humanos.

11) A Rota da Seda era muito importante, pois ligava Oriente e Ocidente, permitindo as trocas comerciais entre os mais diferentes povos, além da difusão de novas idéias e mesmo de tecnologia.

12) A Estrada da Seda visava proteger o comércio dentro da China, aumentando a cobrança de impostos por parte dos funcionários imperiais.

13) As três grandes religiões – Budismo, Cristianismo e Islamismo – seguiram na sua expansão o caminho das rotas comerciais, assim, puderam alcançar até a China. Como dissemos, as rotas comerciais permitiam a troca, também, de idéias.

14) Os mandarins eram funcionários públicos chineses, admitidos no serviço do imperador mediante concurso público. Eles formavam uma elite burocrática com muito poder e privilégios.

15) Porque o Confucionismo enfatizava a disciplina, o sacrifício pelo bem comum e a obediência às autoridades, sendo a maior delas o Imperador.

16) Os mongóis eram um povo que se dividia em várias tribos, no século XIII conseguiram montar o maior império de terras contínuas já visto. Ao conquistarem a China, transformaram Pequim em sua capital e promoveram uma série de reformas no país, entre elas a recuperação da Estrada da Seda com o incremento das trocas comerciais.

17) A Dinastia Yuan ou Mongol reformou a Estrada da Seda, transformou Pequim em capital do Império, incentivou o comércio, promoveu uma série de obras públicas que visavam melhorar a vida da população, só que ao utilizarem a servidão coletiva dos chineses e nomearem estrangeiros para os cargos importantes, a rejeição do povo e das elites aos conquistadores aumentou muitíssimo.

18) Por razões religiosas, culturais e econômicas, meninos são considerados como mais valiosos na China e na Índia há muitos séculos. Por exemplo, ao se casar, uma filha deixa a fazenda dos pais e se torna mão-de-obra na casa do marido e sua família, quando os pais ficam velhos uma menina não tem responsabilidade de sustentá-los, enquanto o filho homem, sim. Com as campanhas de controle de natalidade do século XX e a impossibilidade de ter vários filhos, as famílias passaram a ter, preferencialmente, somente um filho. Assim, o infanticídio e abortamento de meninas têm provocado um série desequilíbrio entre o número de homens e mulheres no país.

19) De acordo com a tradição religiosa japonesa, a origem do imperador era divina, sendo o primeiro monarca japonês filho da deusa do Sol, Amaterasu.

20) Os japoneses foram fortemente influenciados pela vizinha poderosa que exportou sua cultura para vários países vizinhos. No caso do Japão, os imperadores do século VI trouxeram o Budismo, as idéias confucionistas, a escrita e tudo mais que pudesse “modernizar” o país e reforçar a sua cultura.

21) Como o Budismo se estabeleceu no Japão com incentivo imperial, os monges receberam uma série de privilégios, terras foram dadas aos grandes mosteiros, alguns se tornaram conselheiros e ministros do imperador. Sua intervenção em questões políticas foi inevitável.

22) Foi uma reforma das leis japonesas feitas no século VII com o objetivo de reforçar o poder do imperador, centralizando a administração aos moldes chineses de acordo com os princípios conficianos, confiscando alguns poderes da nobreza.

23) Foi o período da história do Japão que se estendeu de 794 a 1185 e foi marcado pela transferência da capital para Heian-Kyoto, o desenvolvimento de uma escrita japonesa (kana), a tentativa de diminuir o poder dos monges budistas e a influência cultural chinesa, o florescimento da cultura palaciana com a criação das primeiras obras literárias genuinamente japonesas.

24) Os grandes mosteiros eram muito ricos e poderosos graças aos incentivos recebidos de imperadores antes do período Heian. Uma das formas de conter o poder dos sacerdotes budistas foi a proibição de que mosteiros dessa religião fossem construídos na nova capital.

25) Foram as mulheres as primeiras a escreverem obras em japonês usando a escrita local. Proibidas de aprender ou pouco letradas na escrita chinesa, elas improvisavam na hora de escrever seus próprios textos. Essas obras eram escritas pelas damas da corte para seu próprio consumo, mas, graças ao pioneirismo, afinal não eram textos jurídicos nem traduções de livros chineses, hoje são a base da literatura japonesa.

26) O Shogunato (ou Bakufu) foi um sistema de governo nascido no Japão, no qual o Imperador perdia o seu poder e passava a ser meramente figurativo e quem exercia o poder político e militar era o Shógum, ou generalíssimo, que recebia juramento de fidelidade de todos os outros nobres (Daimios). O Shogunato tinha sua base de sustentação na fidelidade dos guerreiros nobres, os samurais.

27) O bushidô, ou “caminho do guerreiro”, era o código de honra do samurai, derivado do budismo que visava aprimorar a conduta do samurai, reforçando a disciplina e o autocontrole de maneira a proporcionar as possibilidades de uma vida e uma morte honrada.

segunda-feira, junho 26, 2006

AVISEM A QUEM POSSA INTERESSAR


Repassem a informação para amigos, amigas, irmãos, irmãs. Afinal, deve ser uma experiência muito legal. Estava no Correio Braziliense de hoje.


Jovens Embaixadores 2007

Estudantes do ensino médio da rede pública de 20 estados e do Distrito Federal podem se inscrever até 11 de agosto no programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2007, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Os selecionados viajarão para o país para participar de cinco dias de atividades em Washington e mais nove em outra cidade, hospedado por uma família americana. O candidato deve ter entre 15 e 18 anos, possuir fluência verbal e escrita em inglês, bom desempenho escolar, estar envolvido em atividades de voluntariado e nunca ter viajado ao exterior. Para se inscrever, o estudante deve comparecer a uma instituição parceira da Embaixada dos EUA no seu estado. A lista completa com nomes, endereços e telefones dos locais está disponível no site brasil.usembassy.gov ou pelo telefone 3312-7000.


AFS

As inscrições para participar do concurso nacional de bolsas de estudo da AFS Intercultura Brasil vão até o dia 30. Os candidatos selecionados irão estudar durante um ano em uma escola de ensino médio da Argentina, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Hungria, Itália, Letônia, Noruega ou República Tcheca. Para se candidatar é necessário ter nascido entre outubro de 1989 e junho de 1992, estar matriculado na rede pública da 8ª série do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio em uma das escolas participantes do concurso. A lista dos colégios inscritos está disponível no endereço www.afs.org.br/50anos. Para se inscrever, é preciso retirar um formulário de inscrição em sua escola e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 10, que deve ser depositada no Banco do Brasil, agência n° 1517-2, conta poupança 010019263-7. O comprovante deve ser anexado à ficha e entregue na diretoria do colégio. A prova de seleção será no dia 5 de agosto e a partida está prevista para 2007. Mais informações no endereço www.afs.org.br/50anos.