segunda-feira, setembro 25, 2006

Viagem inesquecível


Esta matéria está no Correio Braziliense de hoje. Foram selecionados alunos e alunas de Brasília, mas somente do Colégio Galois (*o que é uma injustiça*). Ano que vem, porém, serão selecionados alunos de escolas públicas. Acredito que seja obrigatório estar no Ensino Médio, mas não tenho certeza. De qualquer forma, fiquem atentos, se não for para 2007 outros anos virão. Acho que qualquer bom aluno ou aluna pode conseguir passar na seleção e, com certeza, será uma experiência única.

Alunos de Brasília participam de acampamento em Huntsville (EUA), cidade onde está instalada uma base da Nasa

Da Redação

Marcelo Ferreira/CB - 14/9/06

Mariana Cesetti e Lauro Bogniotti foram escolhidos entre 200 alunos brasileiros


No ano em que o Brasil conquistou o espaço com o astronauta Marcos Pontes a bordo da nave Soyuz, dois estudantes brasilienses fizeram uma viagem que provavelmente jamais esquecerão. Não foram ao espaço, mas chegaram perto. Mariana Cesetti,17 anos, e Lauro Bogniotti, 16 anos, participaram do International Space Camp (ISC), um acampamento em Huntsville, nos Estados Unidos, cidade onde está instalada uma base da Nasa. O ISC, que acontece anualmente, reuniu 48 estudantes de 24 países diferentes. O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela ciência tecnológica, oferecendo aos participantes uma série de atividades ligadas à aeuronáutica. Mariana e Lauro eram os únicos brasileiros.

A Brazsat, empresa que representa o ISC no Brasil, escolheu o colégio Galois, em que Mariana e Lauro estudam, para selecionar os participantes. As duas vagas foram disputadas por cerca de 200 alunos. Tão concorrido quanto vestibular de medicina: no último processo seletivo da Universidade de Brasília a demanda para o curso foi de 82,3 candidatos por vaga. Os candidatos fizeram provas de conhecimentos gerais, inglês, e ainda criaram uma logomarca para a viagem. O desempenho na escola também foi levado em consideração. “A idéia é incentivar a curiosidade por essa área que está em desenvolvimento”, afirma Claudia Marcia Vaz, diretora da empresa que já levou para o ISC alunos de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e outros estados. Além de Mariana e Lauro, o professor de física do colégio, José Ricardo Peixoto, também participou do acampamento.

Foram sete dias que Mariana e Lauro jamais esquecerão. “Nunca imaginamos que participaríamos de uma viagem assim. É uma experiência que vamos levar para o resto das nossas vidas”, conta Mariana. Lá os dois estudantes tiveram aulas de astronomia, engenharia aeronáutica, assistiram palestras de ex-astronautas, construíram miniaturas de foguetes, além de participar de duas missões simuladas. A mais longa, de seis horas, envolvia situações reais que os astronautas podem enfrentar no espaço. Os alunos tinham que descobrir como resolver os problemas, que iam desde uma pane na nave até as alterações que algum membro da equipe pode desenvolver em ambiente com a gravidade baixa ou nula. “Saíamos do alojamento às 7h e voltávamos às 22h, todos os dias. Eram várias atividades, mas a mais legal de todas era mesmo a missão”, conta Lauro. Mas o melhor ficou reservado para os professores que participaram do Space Camp: eles realizaram um vôo na órbita terrestre em gravidade zero. “Saímos do avião igual a crianças, sorrindo de orelha a orelha. É uma sensação inexplicável”, revela José. Os grupos também visitaram um museu da Nasa onde puderam conferir de perto a cápsula da Apolo 16.

Para 2007, a Brazsat escolherá estudantes de escola pública. As datas e o processo de seleção ainda não foram definidos, mas quem quiser participar deve ficar atento: o International Space Camp acontece sempre em julho, geralmente na última semana do mês. O próximo passo da empresa é tentar construir um Space Camp no Brasil. “Vários outros países como a Turquia, Coréia e Canadá têm seu próprio acampamento. O Brasil é o único país da América Latina que possui um programa espacial, por isso, vamos buscar parceiros para realizar mais essa etapa”, afirma João Gilberto Vaz, presidente da Brazsat.

Confira:
www.spacecamp.com
www.brazsat.com.br

Concurso: Cem anos do 1º vôo


É um concurso promovido pelo Correio Braziliense. Vocês são 7ª série e não podem participar ainda, mas podem ter algum parente, amigo ou amiga no Ensino médio que possa. Então, passe a mensagem adiante. ^_^


Há 100 anos, Santos-Dumont entrou para a história como o primeiro homem a realizar um vôo autônomo em um aparelho mais pesado que o ar. A data exata foi 23 de outubro de 1906 e o local era a base de Bagatelle, em Paris, na França. O feito histórico foi testemunhado por uma grande multidão e homolgado pelos órgãos oficiais de aviação da época. Santos-Dumont e seu 14 bis entraram para a história ao provar para o mundo que era possível decolar e voar em um avião. O 14 bis decolou, voou 61m em linha reta, atingiu uma altura que variou entre 2m e 3m e em seguida aterrissou perfeitamente. Toda a manobra durou sete segundos.

Mas a contribuição de Santos-Dumont para o desenvolvimento tecnológico mundial não se restringiu ao 14 bis. Em 1898 inventou o primeiro motor de combustão interna útil para a aeronáutica. Naquele mesmo ano, construiu o seu primeiro dirigível, revolucionando a técnica de construção de balões. E ainda antes do 14 bis, em 1901, Santos Dumont ganhou o prêmio Deutsch de La Meurthe, aos 28 anos de idade, por contornar a Torre Eiff el num vôo dirigível de 11km.

Para comemorar o centenário do primeiro vôo do 14 bis, o Correio Braziliense e o Ministério da Ciência e Teconologia lançam concurso de redação que levará um estudante para conhecer o museu da TAM, em São Carlos, São Paulo. Confira o regulamento.


Saiba mais

O Jovem Santos-Dumont, de Laurete Godoy e Guca Domenico
Editora Nova Alexandria, 216 páginas
Preço sugerido: R$ 29
Site: www.samtosdumont.14bis.mil.br


CONCURSO DE REDAÇÃO

R E G U L A M E N T O

TEMA: SANTOS-DUMONT E SEU AVIÃO 14 bis


OBJETIVO:
O Concurso de redação tem por objetivo comemorar o centenário do vôo do 14 bis, avião concebido, construído e pilotado por Alberto Santos-Dumont.

PARTICIPANTES:
Art. 1º Esta promoção é de caráter cultural, sem fins lucrativos, de acordo com a legislação pertinente, sendo aberta a todos os alunos matriculados no ensino médio, exceto aos filhos dos funcionários da S/A Correio Braziliense, de seus cônjuges ou de parentes de até 3° grau, nos termos da Lei n. 5.768 de dezembro de 1971, regulamentada pelo Decreto n. 70.951, de 9 de agosto de 1972.

Art. 2° Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação, com até 20 linhas, sobre Alberto Santos-Dumont e seu avião 14 bis.

Art. 3º Os autores dos cinco melhores desenhos receberão como prêmios:

i) primeiro colocado: Visita ao Museu da TAM(viagem para São Carlos/SP, com direito a passagem de ida e volta e hospedagem tanto para o ganhador, como para o acompanhante) – Apoio da TAM;
ii) Segundo colocado: Livro Santos- Dumont de Henrique Lins de Barros e DVD;
iii) Terceiro colocado: Livro Santos- Dumont de Henrique Lins de Barros e DVD;
iv) Quarto colocado: Livro Santos- Dumont de Henrique Lins de Barros e DVD; e
v) Quinto colocado: Livro Santos- Dumont de Henrique Lins de Barros e DVD.

Art. 4º A redação apresentada deverá ser inédita e elaborada exclusivamente pelo participante.

Art. 5º A redação e a ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverão ser colocadas em envelope no qual deverão constar o nome completo, o endereço e telefone do participante, bem como o nome de seu professor e da escola em que esteja matriculado, além da seguinte identificação:

“Promoção Santos-Dumont e seu avião 14 bis
Correio Braziliense, Gabarito”

Art. 6º Cada participante só poderá concorrer com uma única redação.

Art. 7º Serão aceitas apenas as redações remetidas por via postal, mencionando no envelope respectivo a expressão “Promoção Santos-Dumont e seu avião 14 bis”, tudo para o endereço da sede da S/A Correio Braziliense:

SIG, Quadra 2, nº 340
CEP 70610-901
Brasília/DF

Art. 8º O prazo máximo de recebimento das redações é 16 de outubro de 2006, até às 18hs.

Art. 9º Uma comissão julgadora formada pelos jornalistas Dad Squarisi, editora de Opinião, Pedro Paulo Resende, editor do Pensar, e Ana Sá, editora do Gabarito, se encarregará de escolher, tendo como critérios a pertinência com o tema, a originalidade e a criatividade, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.

Art. 10 Os participantes da promoção deverão consultar a lista dos contemplados que será divulgada na edição do Gabarito do dia 23 de outubro de 2006.

Art. 11 A entrega dos prêmios ocorrerá no mês de outubro de 2006, em data a ser previamente marcada e informada aos contemplados.

Art. 12 Os vencedores da promoção, neste ato representados pelos seus responsáveis legais, desde já, declaram ser de sua autoria o texto encaminhado à promoção e que o mesmo não constitui plágio de espécie alguma e que poderá ser utilizado para fins de publicação e divulgação, no todo ou em parte, inclusive em materiais e eventos institucionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, sempre a critério da S/A Correio Braziliense, sem que constitua ofensa a direitos autorais e/ou conexos.

Art. 14 Os textos encaminhados para esta promoção não serão devolvidos, em espécie alguma.

Art. 15 A participação nesta promoção implica na aceitação irrestrita deste regulamento.

Art. 16 Serão desclassificados os trabalhos que não se enquadrarem neste regulamento.

Art. 17 Os contemplados nesta promoção, por meio de seus representantes legais, autorizam a S/A Correio Braziliense e o Ministério da Ciência e Tecnologia utilizarem o seu nome e imagem em qualquer tipo de mídia e peças promocionais que tenham por objetivo a divulgação dos resultados da promoção.

Art. 18 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela S/A Correio Braziliense.

Ficha de inscrição

Nome:------------------------
Endereço: ------------------- Série: ----------------
Cidade ---------------------- Telefone: -------------
Cep: ------------------------ Idade: ----------------
E-mail do Participante: -----
Nome da Escola: -------------
Endereço:--------------------
Cidade ---------------------- Número: ----------------
Cep: ------------------------ Telefone:---------------
Professor:
Declaro, para os devidos fins, autorizar a participação do menor acima identificado nesta promoção, bem como conhecer e concordar com os termos de seu Regulamento.
RG: CPF: