segunda-feira, abril 10, 2006

GABARITO DA A.E. 1


1ª QUESTÃO: FALSO OU VERDADEIRO
Item 1: V, F, F, V
Item 2: F, V, F, V
Item 3: F, F, V, V
Item 4: F, V, V, V


2ª QUESTÃO: CORRESPONDÊNCIA
Seqüência: 3, 4, 5, 2, 1, 1, 2, 4, 1, 1

Parte Discursiva: Lembre-se de que aqui, você pode responder de forma diferenciada, então, a resposta que estou dando é somente um modelo.

3ª QUESTÃO: DÊ O QUE SE PEDE (Todos os conceitos estão no livro didático e foram discutidos em sala)

a) Teocracia: (2 escores) Sistema de governo em que quem exerce o poder político é visto como deus ou representante dos deuses na terra.

b) Mobilidade Social: (2 escores) Possibilidade, dentro de uma sociedade, de melhorar ou piorar de vida, isto é, subir ou descer na pirâmide social.

c) Talassocracia: (2 escores) Sistema de governo em que quem exerce o poder político está ligado às atividades marítimas, como o comércio.

d) Servidão Coletiva: (2 escores) Obrigação do camponês de trabalhar gratuitamente para o Estado em obras públicas ou prestando serviço militar.

4ª QUESTÃO: RESPOSTA LIVRE

Item 07. “Se um arquiteto construir para outrem uma casa e ela não for bastante sólida, se a casa ruir matando o proprietário da casa, este arquiteto é passível de morte. (...) Se um homem negligenciar a conservação de seu dique, se uma brecha nele se abrir e os campos inundarem, este homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua falta. (...) Se um filho bater no pai; cortarão a sua mão. (...) Se um homem destruir o olho de um outro homem: destruirão o seu olho. (...) Se destruir o olho do escravo de um homem ou quebrou o osso de um escravo de um homem: pagará a metade do seu preço.” (Código de Hamurábi)

a. (2 escores) Em que princípio se baseava o Código de Hamurábi?

R.: A reciprocidade, “olho por olho, dente por dente”, quem cometesse um crime pagaria na medida do crime cometido.

b. (2 escores) O Código de Hamurábi considerava que todas as pessoas eram iguais? Justifique sua resposta apoiando-se em um fragmento do texto.

R.: Não, as pessoas não eram iguais, mas julgadas de acordo com o sexo e condição social. Exemplo no texto: “(...) Se um homem destruir o olho de um outro homem: destruirão o seu olho. (...) Se destruir o olho do escravo de um homem ou quebrou o osso de um escravo de um homem: pagará a metade do seu preço.”

Item 08. O Governo de Dario I representa o auge do Império Persa, sendo marcado por muitas inovações e o máximo da expansão territorial. Explique pelo menos um dos fatores que permitiram tal situação. (3 scores)

R.: Dario I mandou unificar os pesos e as medidas dentro do território do Império. Tal medida facilitou e agilizou o comércio e as trocas entre as diversas partes do império persa. (Outros exemplos podem ser dados pelos alunos: criação da primeira moeda internacional, o dárico; construção da Estrada Real; criou o primeiro sistema de correios; dividiu o império em satrápias; ...)

Item 09. “Amenófis IV desafiou a religião de seu povo introduzindo o monoteísmo, a adoração de um só deus, Aton, (...) Amenófis proibiu com veemência a adoração de outros deuses, principalmente o patrono do estado, Amon. Ele chegou ao extremo de mudar seu nome de Amenófis (Amon está satisfeito) para Akhenaton, que significa no espírito de Aton. Esta revolução religiosa impôs mudanças radicais ao modo de vida milenar dos egípcios, enfurecendo os sacerdotes de Amon, que tradicionalmente haviam desfrutado de grande riqueza e poder. (...)”
(fonte: http://www.discoveryportugues.com/kingtut/feature/feature2.shtml)

Explique por que o Monoteísmo não foi bem sucedido no Egito. (4 scores)

R.: Os egípcios adoravam vários deuses e se preocupavam muito em agradá-los, o decreto do rei foi contra todas as tradições e feriu as crenças mais íntimas do povo. Além disso, os sacerdotes que eram muito poderosos se viram economicamente prejudicados e afastados pelo poder. Tudo isso fez crescer a oposição ao rei, o que resultou no seu assassinato.

Item 10. (4 scores) “Qualquer adjetivo seria fraco para qualificar a importância que a tradição oral tem nas civilizações e culturas africanas. Nelas é a palavra falada que transmite de geração a geração o patrimônio cultural de um povo. (...) Por isso já se disse que ‘cada ancião que morre na África é uma biblioteca que se perde’” (fonte: BÂ, A. H. A palavra, memória viva na África in: Correio da Unesco. África e sua História. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1979, p. 17.)

Durante muito tempo escrita e História estiveram associadas, assim, acreditava-se que povos sem escrita eram povos sem História. Por que esse tipo de opinião se encontra ultrapassada nos dias de hoje? Explique, enfatizando a importância dos diversos tipos de fontes para o trabalhos dos historiadores.

R.: É possível recuperar a história de um povo através das fontes escritas e orais. Como o texto bem diz, para algumas sociedades a palavra vale muito e as informações são passadas de geração em geração, por isso, é necessário resgatar e registrar as palavras em especial dos velhos, para que informações preciosas sobre o passado de um povo, sua cultura e tradições.

Nenhum comentário: