sábado, setembro 02, 2006

ROMA 1: GABARITO DOS EXERCÍCIOS


1. Como era chamada a parte ocupada pelos gregos na Península Itálica?
R.: Magna Grécia.
2. Por que podemos dizer que Roma tem uma origem histórica e outra mítica?
R.: Porque existem duas “explicações” para as origens de Roma; uma que se baseia no mito de Rômulo e Remo; outra que fala que a cidade surgiu da união de várias tribos de pastores.
3. Qual era a principal atividade econômica dos povos que fundaram a cidade de Roma?
R.: O pastoreio.
4. Qual a ligação mítica entre Roma e a cidade de Tróia?
R.: Um dos mitos das origens de Roma diz que Rômulo e Remo tiveram como ancestral Enéias, príncipe troiano, filho de Afrodite, que fugiu dos gregos e, depois de muitas aventuras, chegou com seu pai velho, seu filho Ascânio, e um grupo de troianos na Itália. O filho de Enéias fundou a cidade de Alba Longa, terra natal dos fundadores de Roma.
5. Em quais períodos podemos dividir a História de Roma?
R. : Monarquia ou Realeza, República e Principado ou Império (Alto Império e Baixo Império).
6. Explique por que é difícil estudar o período Monárquico Romano?
R.: Porque faltam fontes escritas de época, e os documentos foram escritos muito posteriormente. Assim, existe uma grande dependência em relação aos documentos materiais.
7. Quem eram os Etruscos?
R.: Um povo que habitava a região da atual Toscana, organizava-se em cidades-estado e receberam forte influência da cultura grega. Eram bons comerciantes e administradores. Não se sabe ao certo qual a sua origem.
8. Explique por que o povo etrusco foi tão importante para os primórdios da História Romana.
R.: Porque quando dominaram Roma fizeram muitas obras de infra-estrutura que ajudaram na urbanização. Muitas famílias etruscas passaram a fazer parte da população romana.
9. “Parte da herança grega chegou muito cedo a Roma, graças aos etruscos.”. Explique esta afirmativa.
R.: Porque a primeira influência cultural grega sobre Roma se deu indiretamente graças aos etruscos que trouxeram uma escrita de inspiração grega, costumes e mesmo divindades com outros nomes, como por exemplo Júpiter que é o correspondente ao Zeus grego.
10. Explique a importância do Senado em Roma?
R.: Porque era o mais importante órgão do governo da cidade, sendo formado pelos “anciãos”, chefes das mais importantes famílias.
11. Por que podemos afirmar que a família romana era de base patriarcal?
R.: Porque o pai tinha grande poder sobre todos os membros de sua família, isto é, sua mulher, filhos e filhas, servos, escravos. Além disso, o parentesco se fazia pela linha paterna.
12. Quem eram os patrícios? Por que eles eram tão importantes?
R.: Porque eles acreditavam ser os descendentes dos fundadores da cidade de Roma, usando esse critério para ter mais direitos que os outros habitantes da cidade. Os patrícios eram importantes porque detinham o poder econômico (as melhores terras), político (governavam a cidade) e militar (formavam o exército).
13. Por que podemos dizer que os escravos no início da História de Roma eram também “parte da família”?
R.: Porque os escravos eram poucos, a maioria envolvidos em atividades domésticas, e muitos poderiam ter até algum parentesco com seus senhores (filhos bastardos, por exemplo).
14. Quem eram os plebeus? Qual a sua importância no primeiro período da História romana?
R.: Os plebeus foram os que “chegaram depois”, eles se dedicavam a várias atividades, como o comércio e o artesanato, além da agricultura. Durante a Monarquia tinham pouca importância, pois eram excluídos da política.
15. Qual a base do poder político em Roma no período Monárquico?
R.: Era a posse da terra, principal fonte de riqueza e garantia de participação no poder. A maioria das terras estava nas mãos dos patrícios.

5 comentários:

Larissa disse...

Gostei muito dessas perguntas, obrigada

Anônimo disse...

DE GRANDE VALIA ESTES EXERCÍCIOS.
AJUDAM BASTANTE A TESTAR OS CONHECIMENTOS E SE PREPARAR PARA PROVA. TENHO QUE AUXILIAR MEU FILHO NOS ESTUDOS E PROCURO SEMPRE AJUDA NA INTERNET.

Anônimo disse...

eu larissa agradeço a quem postou isso muito muitissimo obrigada você me salvou você é um herói muito obrigada estou aliviada tinha uma apostila e não tinha achado isto até que deus lhe enviou para me salvar.beijos obrigada mesmo!!

Eric disse...

quanto isso me ajudou na minha prova de historia bimestral, eu tirei 9,5.
Muito obrigado, sou muito grato, a suas postagens.
Deu pra ver que você é professora do colegio militar de brasilia né?
Eu tentei uma prova la, mais nao consegui, gostaria que você postasse também as suas matérias de lá!!!
Muito obrigado mais uma vez!!!

Blog da Larissa disse...

noo vey vlw me ajudou mtoo no pc de história q eu tive minha prof deve ter pegado as perguntas daki vlw msm