segunda-feira, novembro 13, 2006

Gabarito da 4ª A.E.

1ª QUESTÃO: MÚLTIPLA-ESCOLHA - (valor: 5 escores).

Item 01. “A unidade político administrativa do Império Romano foi desaparecendo. (...) O comércio – ainda que não tenha desaparecido totalmente – declinou, ao mesmo tempo em que a moeda se tornava escassa. O êxodo urbano se acelerou, fazendo encolher ou mesmo desaparecer as antigas cidades(...)” Esse processo descrito acima está associado ao/a:

a. ( ) Crise do Século XIV.
b. ( X ) formação do feudalismo.
c. ( ) aparecimento do Império Carolíngio.
d. ( ) Cruzadas.

Item 02. “Os normandos incendiaram a seguir o mosteiro e a igreja de Saint-Quentin e, ao mesmo tempo, a igreja da Mãe de Deus em Arras. O Rei Carlomano, que os perseguiu, nada fez de útil. (...) Preparam-se para invernar em Amiens, de onde devastaram todo o país, queimando os mosteiros e as igrejas de Cristo: ninguém lhes resiste.” (Anais da Abadia de Saint-Vaast de Arras, 883) A fonte do século IX fala das invasões que assolaram a Europa depois do desmonte do Império Carolíngio. O texto fala em “normandos” um outro nome para esse povo seria:

a. ( ) árabes.
b. ( ) bizantinos.
c. ( X ) vikings.
d. ( ) persas.

Item 03. O século XI marca o início de um novo período dentro da Europa. É um momento de crescimento e expansão que deixa para trás os séculos de depressão econômica e populacional que marcaram o início da Idade Média. Assinale dentre as alternativas abaixo a única que não se liga às transformações do início da Baixa Idade Média:

a. ( ) o surgimento de novas cidades.
b. ( ) o aumento populacional.
c. ( X ) o enfraquecimento do poder dos reis.
d. ( ) a incorporação de novas técnicas agrícolas.

Item 04. Depois do crescimento do início da Baixa Idade Média, o século XIV é identificado por muitos historiadores como um momento de crise. A Guerra dos Cem Anos, o avanço da Reconquista, o Cisma da Igreja, as revoltas camponesas tudo isso tornou a vida naquela época particularmente difícil em algumas regiões. Além disso, uma epidemia dizimou, acredita-se, um terço da população européia. O nome popular dessa doença é Peste Negra, tendo sido um surto de:

a. ( ) gripe aviária.
b. ( X ) peste bubônica.
c. ( ) tifo.
d. ( ) febre amarela.

Item 05. Dentro da ordem feudal, os servos ocupavam o lugar mais baixo. Cabia a eles manter a economia de base agrícola funcionando, assim como pagar uma série de taxas e cumprir com várias obrigações aos seus senhores. Assinale abaixo o nome da taxa que os servos deveriam pagar a Igreja:

a.( ) talha.
b.( ) banalidades.
c.( ) comitattus.
d.( X ) dízimo.

2ª QUESTÃO: FALSO OU VERDADEIRO - (valor: 20 escores).

Item 06: V, F, V, F, V, F, V, V, V, V
Item 07: V, F, V, V, V
Item 08: F, V, V, V, F

3ª QUESTÃO: CORRESPONDÊNCIA - (valor: 15 escores).

Item 09. Faça a correspondência correta entre o glossário (conceitos, instituições, cargos, etc) na coluna da direita e sua definição na coluna da esquerda.

SEQÜÊNCIA: 5, 1, 9, 3, 6, 7, 1, 3, 12, ---, 2, 4, 11, 10, 8
4ª QUESTÃO: RESPOSTA LIVRE - (valor: 15 escores).

Item 10. “Chorai, raça dos francos, porque o Império construído pela graça de Cristo jaz agora no pó (...) Toda a quietude e paz se destruiu em ásperas rivalidades (...) a unidade real fragmentou-se (...) em vez de um Rei, não há senão Reizinhos, em vez de um Reino, não há senão sombras de Reinos. O bem comum não é mais reconhecido; cada um só se preocupa com os próprios interesses.” (Cronista Flours, morto em 860) Por que a existência de reis fracos auxiliou no estabelecimento do Sistema Feudal. (4 escores)

R.: Com o fim do Império Carolíngio, houve o enfraquecimento do poder central pois os reis não conseguiam mais oferecer a segurança aos seus súditos, assim, cederam alguns poderes aos grandes senhores para que o fizessem. Os Senhores Feudais mais fortes muitas vezes se recusavam a obedecer aos reis, que durante muito tempo pouco puderam fazer.

Item 11. “Todos os defensores fugiram dos muros através da cidade e os nossos os seguiram e os perseguiram, matando-os e os acutilando com o sabre até o templo de Salomão, onde houve tal carnificina que os nossos andavam com sangue até os tornozelos (...)” (História Anônima da Primeira Cruzada). O movimento das Cruzadas, que englobou não somente as campanhas na Terra Santa, mas também a Reconquista, provocou grandes mudanças nas relações entre cristãos, judeus e muçulmanos. É possível afirmar que as Cruzadas aumentaram a intolerância entre os praticantes das três religiões monoteístas na Idade Média? Justifique sua resposta. (5 escores)

R.: As Cruzadas aumentaram a tensão entre cristãos, judeus e muçulmanos, pois o sentimento de fervor religiosos acirrou as tensões entre os grupos religiosos. Isso ocasionou agressões dentro e fora da Europa, por exemplo, os massacres de judeus feitos pelos cristãos. Assim, a intolerância com os praticantes de outras religiões e as perseguições de parte a parte, em especial entre cristãos e muçulmanos. Já os judeus, que não tinham seu próprio país, passaram a sofrer com as perseguições constantes dos cristãos que tornaram sua vida na Europa muito difícil.

Item 12. Observe atentamente a tabela abaixo e responda as questões:

a) Qual a ligação entre o crescimento demográfico e a intensificação da vida urbana durante a Baixa idade Média? (3 escores)

R.: O aumento da população a partir do século XI, produziu excesso de mão-de-obra no campo, o que possibilitou que parte do excedente populacional pudesse ser direcionado para as cidades. Daí, muitas terem sido fundadas no período.

b) De acordo com o que você estudou, como podemos explicar a queda demográfica na coluna referente ao século XIV? (3 escores)

R.: A queda de população no século XIV foi ocasionada por vários fatores, dentre eles as guerras, como a dos Cem Anos, e o surto de peste bubônica, a chamada Peste Negra, que dizimou pelo menos um terço da população européia, atingindo todas as nações de então.

Nenhum comentário: