segunda-feira, junho 30, 2008

Respostas da V.I.


Por que a colonização inglesa foi tão diversificada? Explique as diferenças entre as colônias.

– A colonização da América Inglesa foi tardia e movida por ações patrocinada por interesses privados. A ocupação das colônias se deu de forma diferenciada. No norte, o modelo foi de povoamento, com predomínio da mão-de-obra familiar, a pequena propriedade e o cultivo – por causa do clima – de produtos semelhantes aos cultivados na Europa. Os colonos do norte eram em sua maioria puritanos e vieram fugindo das perseguições religiosas com o objetivo de fundar uma nova nação. As colônias do Sul também foram ocupadas em sua maioria por colonos que buscavam um novo lar – como os huguenotes franceses – mas o clima favorável possibilitou o estabelecimento da plantation, primeiro do tabaco, depois do algodão. As colônias do centro seguiram principalmente o modelo do norte, mas com maior diversidade e tolerância religiosa. A Inglaterra não submeteu as suas colônias aos rigores do pacto colonial (*não por falta de interesse, mas por falta de possibilidades*), e as colônias se autogovernavam (*self-government*).

Como funcionava o sistema de Encomienda? Qual o seu objetivo?

– Nas colônias espanholas, particulares (encomienderos) recebiam da Coroa lotes de nativos para trabalhar vitaliciamente nas lavouras e nas minas. O objetivo da encomienda, de acordo com seus idealizadores, era promover a evangelização dos índios, porém muitos senhores os maltratavam e não providenciavam a sua cristianização. Por conta disso, o sistema foi duramente criticado por alguns membros da Igreja.

Diferencie colônia de povoamento de colônia de exploração. Se o Brasil fosse colonizado por outra nação moderna o modelo implantado aqui seria diferente? Justifique.

– A colonização da América foi marcada por dois modelos, as colônias de povoamento e de exploração. As colônias de exploração eram marcadas pela plantation, isto é, por terem condições favoráveis, nelas foi implantada a grande lavoura com mão-de-obra escrava voltada para a exportação. Muitos dos colonos que iam para essas colônias tinham o objetivo de fazer fortuna e voltar para a Europa. As colônias de povoamento foram estabelecidas em regiões de clima semelhante ao da Europa e nelas predominaram a pequena propriedade familiar, a policultura e o trabalho livre. Muitos dos que se estabeleceram nestas colônias tinham como objetivo construir uma nova nação, pois eram perseguidos em seus países de origem. Se o Brasil tivesse sido colonizado por outra nação, muito provavelmente o modelo seria o mesmo, pois a colônia apresentava as condições ideais para o estabelecimento da plantation e todas as nações que tiveram colônias tropicais e subtropicais usaram do mesmo modelo.

Explique por que a Holanda foi a última nação a entrar na empreitada colonial. Por que Portugal foi a grande vítima dos ataques holandeses?

– Quando o movimento das grandes navegações começou a Holanda ainda era um território dependente do Sacro Império que na época era governado pelo monarca espanhol, Carlos V. Quando a Holanda entrou em guerra pela sua independência, levou a guerra para o mar, e como as coroas de Portugal e Espanha estavam unidas na chamada União Ibérica, os portugueses foram tratados como inimigos pela Holanda. As colônias portuguesas eram mais vulneráveis por serem litorâneas e Portugal perdeu territórios para a Holanda.

Por que a França questionou a partilha da América entre Portugal e Espanha?

Explique por que a França iniciou tardiamente a sua colonização na América.
– O rei francês Francisco I não considerou justo o tratado feito entre Portugal e Espanha com o apoio do papa dividindo o mundo conhecido de então e disse que desconhecia o “testamento de Adão” que servira de base para o acordo. Por conta disso, a França proclamou que estaria se guiando pelo princípio de utis possidetis, ou seja, a terra pertence a quem a ocupou. Mesmo assim, a França não priorizou as colonizações, pois estava enfraquecida por várias guerras e sempre mais ocupada com as questões européias.

Como funcionava o comércio Triangular? Por que ele contrariava o Pacto Colonial?

– O comércio triangular tinha como ponto de partida as colônias inglesas do centro e do norte, possibilitando a troca de produtos temperados por bens manufaturados ou matéria-prima para a produção de rum que era trocado na África por escravos. Na sua modalidade mais conhecida, o comércio triangular, as colônias inglesas do norte e do centro vendiam produtos temperados e compravam melaço da América Central, este produto era transformado em rum que era trocado por escravos, e estes últimos eram vendidos nas Antilhas. Todas essas atividades eram feitas sem a anuência da metrópole e evidenciam como era frouxo o pacto colonial imposto pela Inglaterra.

Nenhum comentário: