sábado, maio 16, 2015

Brasil: Uma Biografia - Recomendação de Livro


Não costumo recomendar livros aqui, deveria, claro, mas não é um hábito.  Então, acabei tomando conhecimento do lançamento do livro Brasil: uma Biografia, de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling.  Comprei ontem e fiz uma leitura rápida e muito incompleta ainda, claro.  No entanto, já percebi que trata-se de uma obra de qualidade, leitura prazerosa, sem as exigências de um texto acadêmico.  Biografia, portanto, é um bom nome.  Ainda que o "revisionista" da resenha da Isto é, me pareça bobagem, deixo a resenha da revista.  Lá embaixo, links para outras resenhas e onde comprar.
Assumindo a difícil tarefa de realizar um livro sobre a história do Brasil, a dupla de historiadoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling adota uma visão crítica e revisionista dos principais eventos que fizeram parte da formação social brasileira ao longo de mais de 500 anos de história. Ao longo de “Brasil: Uma Biografia”, lançamento da Companhia das Letras, Lilia e Heloisa argumentam – com o apoio de intensa pesquisa e o uso de documentação inédita – que fatores como a violência e a desigualdade social são a grande constante em nossa cultura. As autoras mostram como muitas das questões raciais no Brasil se ligam ao fato de a nação ter sido a última no Ocidente a abolir a escravidão, em 1888.
Para a resenha da Folha de São Paulo (1 e 2), do Estadão e da página da editora.  Aqui, no Buscapé, um comparativo de preços (*se quiser comprar na Livraria Cultura, clique aqui*).  O livro vem em várias cores, é a mesma obra, mas a capa pode ser azul, amarela, preta, vermelha, etc.

Nenhum comentário: