segunda-feira, março 26, 2007

1º BIMESTRE: FENÍCIOS


## LOCALIZAÇÂO: Líbano atual e parte da Síria. Região rica em madeira nobre, o cedro, utilizada na construção civil e de navios, além de um caramujo chamado múrice de onde se extraía a púrpura, uma valiosa tinta de tecidos. O solo não favorecia a agricultura irrigada como no Egito e Mesopotâmia, mas cultivavam-se cereais para consumo próprio, assim como videiras, oliveiras e outras árvores típicas do Mediterrâneo. Mais importante é que sendo uma região de passagem, as atividades comerciais floresceram e eram o ponto alto da economia fenícia.

## POVO: Fruto de uma mistura de povos, os fenícios chamavam-se a si mesmo de cananeus e mesmo em Cartago, colônia africana fundada por Tiro, assim se denominavam.

## ESTADO: Os fenícios nunca estabeleceram um Estado unificado. Cada cidade-estado era independente e governada por um ou dois reis, geralmente membros das elites mercantis. A base da economia era o comércio marítimo, por isso podemos dizer que os fenícios constituíram uma Talassocracia [1]. Devido a seus empreendimentos comerciais, os fenícios fundaram várias colônias, a mais importante delas Cartago, e criaram muitas rotas comerciais que não se limitavam ao Mediterrâneo, mas incluíam a circunavegação da África e incursões até o Mar do Norte. As cidades-estado mais importantes eram:

• Biblos: Mantinha intensas relações comerciais com o Egito desde o Antigo Império. Era aliada dos egípcios junto com Tiro e entrou em decadência junto com o grande Império do Nilo. Biblos importava e redistribuía o papiro egípcio, daí a palavra “livro” em grego ser biblos.

• Sídon: Era um importante porto comercial, Heródoto se refere a todos os fenícios como “sidônios”. Foi aliada dos egípcios e destruída e reconstruída várias vezes. Atingiu seu auge com o enfraquecimento dos egípcios e hititas. Lutou por sua independência contra egípcios e persas e terminou dominada pelos gregos.

• Ugarit: Importante porto comercial que manteve durante muito tempo boas relações com os egípcios, foi dominada pelos mitanni e se tornou aliada dos hititas na região. Mantinha relações comerciais fortes com a ilha de Chipre e Creta.

• Tiro: Uma das cidades mais poderosas da região, fundou várias colônias ao longo do Mediterrâneo, dentre elas Cartago. Obteve seu auge antes da expansão assíria e da competição dos gregos no mar. Com as pressões de outros povos e a competição de outras cidades fenícias, como Sídon, Tiro perde importância política e econômica e sua mais importante colônia, se torna independente. Graças a sua posição estratégica em uma ilha, resistiu por 13 anos ao cerco dos caldeus, conseguindo um acordo favorável em troca de sua submissão. Alexandre, o Grande dobrou Tiro em sete meses e foi extremamente duro com seus habitantes como punição pela resistência.

## ECONOMIA E SOCIEDADE: Os fenícios constituíram uma sociedade com grande mobilidade social [2], pois o comércio, base de economia, permitia que os indivíduos tivessem grande flutuação em sua riqueza. O mar foi a saída para a pobreza do solo e a competição com outros comerciantes terrestres. Os fenícios se tornaram mestres na navegação, sendo provavelmente os primeiros a navegarem a noite guiando-se pelas estrelas. Os principais produtos que comerciavam eram madeira, escravos e tecidos de púrpura (a tinta retirada do múrice), vidro, além disso, faziam escambo com outros povos em busca de produtos valiosos, alugando também os seus navios para outras nações.

## CULTURA: Certamente a maior contribuição dos fenícios foi a criação do primeiro alfabeto fonético conhecido. Este alfabeto, criado para facilitar as transações comerciais, espalhou-se pela borda do Mediterrâneo, pois os fenícios fundaram várias colônias como Cartago, no Norte da África e Cádiz, na atual Espanha, tendo influenciado o alfabeto grego.

## RELIGIÃO: Os sacerdotes tinham grande poder, pertencendo às elites da sociedade. Cada cidade tinha um deus protetor. Os deuses eram chamados genericamente de Baal (senhor) e representado pelo sol, e de Astarté, divindade feminina ligada a fecundidade, normalmente associada à Lua. Os fenícios também eram animistas [3], adorando as forças da natureza. Seus cultos admitiam freqüentemente os sacrifícios humanos e, em casos especiais, nenhuma família da cidade poderia se furtar a dar um de seus filhos em sacrifício aos deuses.

[1] Talassocracia [Do gr. thalassokratía.]: Sistema de governo no qual o poder está nas mãos daqueles que se dedicam às atividades no mar, no caso dos fenícios, o comércio marítimo.

[2] Mobilidade social: Circulação ou movimento de idéias, de valores sociais ou de indivíduos, duma camada inferior para a superior, e vice-versa, ou de um grupo para outro no mesmo nível.

[3] Animismo: Modo de pensamento ou sistema de crenças em que se atribui a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos naturais um princípio vital pessoal, isto é, uma alma

6 comentários:

Anônimo disse...

professora,sobre a vi de pesquisa, eu nao copiei da net nÂo.com todo o respeito, mas ninguem acha algo na net da quele geito.eu li tudo sublinhei as coisas mais importantes e fis . me adicione e nos podemos tc no msn :menininha13love@hotmail.com.

Anônimo disse...

Ótimos resumos professora!
Ajuda muito.


Magalhães.

M.E. Pryne disse...

Olá, professora!
Tudo bom?
Gostei bastante da explicação.

Mundo disse...

Olá bom adorei a explicação mas dos persas pois assa não é muito detalhado porq eu tenho q fazer uma quadro comparadivo de persas, hebreus e fenícios seria bom si vc me ajudase colocando dos hebreus tbm e fezer mais detalhado esse fenícios eos hebreus tbm. mas esTá Otimo viu
comtinue assim vc esta de parabéns
bjos yasmin

Unknown disse...

olâ professora,adoro história e hoje tenho um semináriosobre os fenincios e o seu resummo foi simplismente a salvação do meu dia amei de verdade!!
mil bjs!!!!
gostaria muito de te-la no meu msn!!!
flavinha_pereiro@hotmail.com
meu nome ana flávia sou de pereiro-ce.
obg.

Unknown disse...

Adorei esse site mas gostaria q colocacem mais coisas sobre o estudo de história. E tbm colocassem sobre os hebreus além dos fenícios ou persas. Acontece q eu to fazendo trabalho escolar sobre isso. Mas tirando isso ótimo, espero q vc possa escrever mais e nos ajudar mais,q esse trabalho vou tirar 10!!! Bjs abraço para tu. Bye bye