sexta-feira, março 31, 2006

GABARITO DO CADERNO DE ATIVIDADES 1


INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

p.10

1.d.: Domesticar o fogo permitiu melhorar as condições de vida das primeiras comunidades humanas (cozer os alimentos, se proteger das feras, desenvolver a cerâmica e a metalurgia, melhorar ferramentas e armas.).

1.e.: Na África.

2. (d)

3. A fontes são as matérias-primas da História e permitem que possamos tentar reconstituir o passado. As fontes podem ser escritas (testamentos, cartas, tratados, etc.), orais (entrevistas, mitos, lendas, etc.) e materiais (ferramentas, monumentos, pinturas rupestres, etc.).

p.11

4. (b)

5. (c)

6. (d)

7. (b)

8. (b)

9. (b)

p.12

10. (d)

11. (c)

12. (b)

13. Foi a transição do nomadismo para o sedentarismo graças sobretudo ao desenvolvimento da agricultura.

14. Paleolítica (pequenos grupos, homem caçador coletor, nomadismo, domesticação do fogo, etc.), Neolítico (sedentarização, desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento do pastoreio, invenção da roda, surgimentos dos primeiros Estados, etc.), Idade dos Metais (fundição de metais, desenvolvimento do comércio a partir dos excedentes agrícolas, formação dos primeiros impérios, desenvolvimento da escrita, etc.).





HISTÓRIA ANTIGA: AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DO ORIENTE





p. 14

15. (c)

16. (d)

17. (c)

18. (d)

19. A existência de grandes rios foi fundamental para a sedentarização, pois permitiu o desenvolvimento da agricultura.

p. 15

20. (c)

21. a.: “O faraó Tutancâmon (cujo nome significa a imagem viva do deus Amon) foi o mais jovem soberano egípcio de que se tem notícia.(...)”

p. 16

21.b.: Medicina.

(?) Para o desenvolvimento da agricultura a água é fundamental, por isso as margens férteis de rios como o Nilo, Tigre e Eufrates permitiram o desenvolvimento de civilizações que dependiam exatamente dos seus recursos hídricos.

22. Sem o rio Nilo o desenvolvimento do Egito seria impossível, pois era graças ao aproveitamento dos seus recursos hídricos que toda a civilização egípcia se desenvolveu.

23. (d)

24. (b)

25. Organização econômica e social baseada no domínio do Estado sobre a propriedade do solo com a servidão coletiva, isto é, trabalho compulsório dos camponeses nas obras públicas, e a existência de um poder central regulador e empreendedor que se apropriava de boa parte dos excedentes.

26. (b)

p. 17

27. (a)

28. (c)

29. “Olho por olho, dente por dente”/Toda a legislação se baseava no princípio da reciprocidade, tendo por base a condição social (livre/escravo), econômica (rico/pobre) e sexual (homem/mulher) dos indivíduos.

30. (b)

31. O desenvolvimento do Estado e do comércio.

32. (b)

33. Era dos Patriarcas, dos Juízes, dos Reis e da Dominação Estrangeira.

34. Após o Cisma (divisão do Reino Hebreu em Reino de Judá e Reino de Israel), os hebreus ficaram mais fracos e vulneráveis em relação aos estados vizinhos. Assim, as invasões e as dominações estrangeiras se sucederam durante séculos.

p. 18

35. (c)

36. Os hebreus eram monoteístas enquanto os demais povos da região eram politeístas.

37. O desenvolvimento de mecanismos que permitiam a maior estabilidade política e econômica como uma moeda única (dárico), a construção da Estrada Real e de um sistema de correios, a divisão do Império em unidades administrativas menores (satrápias) e a criação de um corpo de funcionários reais que fiscalizaria os governadores (sátrapas).

38. Os hebreus desenvolveram a idéia de monoteísmo influenciando o Cristianismo e o Islamismo; deixaram o Velho Testamento, um dos textos fundamentais para a construção da nossa sociedade cristã ocidental.

39. Era uma religião dualista (Deus do Bem e Deus do Mal), sem templos mas com um importante corpo de sacerdotes, que dava ao homem a liberdade e a responsabilidade aos homens de escolherem entre o bem e o mal (livre arbítrio).

40. (d)

41. A cidade-estado era uma unidade independente política e economicamente, tendo controle, geralmente, sobre uma área urbana e rural e não raramente sobre colônias (cidades-estado dependentes) por ela fundada. Fenícia e Suméria.

p. 19

42. (e)

43. (d)

44. (a)

45. 10, 8, 6, 9, 4, 12, 5, 2, 1, 3.

46. Poder centralizado e a não separação entre poder político e religioso.

47. A agricultura era a atividade econômica fundamental e a religião era politeísta.

p. 20

48. (c)

49. (d)

50. (e)

51. A vida dos povos antigos estava estreitamente ligada às suas crenças religiosas, sendo a Teocracia a forma de governo mais comum. Crença em vários deuses, a grande importância dada aos sacerdotes dentro da sociedade, a não separação entre poder político e religioso.

52. Ciências (matemática, medicina, astronomia, arquitetura) / Artes (pintura, escultura, música, poesia).

53. 5, 3, 1, 3, 1, 2, 2.

p. 21

54. a.: hieroglífica.

54.b.: cuneiforme.

54.c.: alfabeto.

55. 1, 1, 2, 3, 1, 1, 2.

Obs.: Os alunos têm liberdade na construção das suas respostas.

Nenhum comentário: