sábado, julho 08, 2006

Comparação entre os Estudos Dirigidos e a A.E.


Depois de corrigir as provas de uma das minhas turmas e perceber que muitos dos meus alunos e alunas não devem ter estudado para a prova, decidi fazer uma comparação entre os Estudos Dirigidos e a A.E.. Meu objetivo, e isso sem recorrer ao livro ou notas de aula, é provar que SOMENTE com os Estudos Dirigidos – que foram feito para facilitar a preparação para o exame – seria possível responder 95% da prova.

Gostaria muito que os pais e responsáveis pudessem ler esta mensagem, já que muitos não devem ter noção do fato de seus filhos e filhas não estarem se preparando adequadamente para as avaliações. Durante todo esse bimestre eles foram orientados a estudar, ainda assim, na última aula, na revisão, muitos alunos preferiam bater papo ou ficar brincando com figurinhas da Copa do Mundo, como se NADA mais importasse. Não acredito que os responsáveis estejam de acordo, nem que estejam cientes de que meus alunos e alunas não estão valorizando seu esforço, sacrifício e trabalho. Não sou mãe, mas como sou filha, lembro o quanto meus pais estavam atentos ao meu desempenho escolar.

Estou disponibilizando para download o gabarito da prova. Basta clicar
AQUI. O Estudo Dirigido e seu respectivo gabarito estão no site, onde poderá ser checado que foram colocados com antecedência, não somente aqui, mas no site do Professor Rosendo. Há alternativas nos itens de múltipla escolha que não tinham correspondência da A.E., por exemplo, sobre o Período Helenístico. Esta ausência não teria entretanto impacto na nota final, já que tudo foi abordado em sala e eram pouquíssimos itens.

Peço aos responsáveis que conversem com os alunos, e estes que tenham consciência das oportunidades que estão jogando fora. Não é admissível que sem prestar atenção às aulas e, às vezes, sem estudar, falem que a prova estava difícil. Não é aceitável que um aluno ou aluna que estudou simplesmente não responda os itens discursivos e tire nota baixa por insegurança ou, mesmo, preguiça.

Eis o quadro comparativo:

Questão 1:

· Item 1, vide questões 64 e 75.
· Item 2, vide questões 8, 9, 12.
· Item 3, vide questão 7 do E.D. de Pré-Colombianos.
· Item 4, vide questões 20, 21, 24, 26 e 27.
· Item 5, vide questão 52.

Questão 2:

· Item 6, vide questões 76-85.
· Item 7, vide questões 39, 43, 62, 67, 72, 73.
· Item 8, vide questões 16, 17, 20-25.
· Item 9, vide questões 10-17.

Questão 3:

· Item 10, vide questões 44, 46-49, 62, 85.

Questão 4:

· Item 11, vide questão 30.
· Item 12, vide questões 44, 46, 47.
· Item 13, vide questão 13.
· Item 14, vide questão 35.
· Item 15, vide questão 51 e 55.

Questão 5:

· Item 16, vide questões 2-5.
· Item 17, vide questão 15.
· Item 18, vide questão 88.
· Item 19, vide questão 26 (Obs.: A alternativa b do item 4, que era a correta, já ajudaria a responder esta questão. Propositalmente, coloquei a resposta dentro da própria prova. Boa parte dos alunos e alunas não percebeu.)
· Item 20, vide questões 54, 56, 74, 75.

2 comentários:

Anita Leocadia disse...

Olá Profª.
Achei seu interesse pelo aproveitamento dos alunos muito didático..nota-se que é uma verdadeira educadora, mas não consigo visualizar sua prova , talvez já tenha sido retirada do Blogger. Se existir uma oportunidade gostaria de compartilhar consigo na dificuldade das questões .Também sou profª. de História do Ensino Médio e Intergrado em Eletrotécnica, Quimica e Eletrônicado CEFET-Rs.Grata Anita Carrasco Pereyra

Valéria Fernandes disse...

Anita, é uma prova de 2006. Os alunos que estavam na 7ª série (atual 8º ano), agora estão no 1º ano do Ensino Médio comigo de novo. Posso até procurar a prova, mas há possibilidade de não estar mais em meu HD.