domingo, julho 02, 2006

Gabarito do Estudo Dirigido: Períodos Clássico e Helenístico


(79-88)

1) Foram os confrontos dos gregos com os persas, que no processo de expansão do seu império, tentaram conquistar a Península Balcânica.

2) Maratona foi a principal batalha da primeira guerra contra os persas e decidiu os destinos da democracia ateniense. As tropas gregas, lideradas por Atenas, venceram os persas mesmo em desvantagem numérica e, para evitar que o partido antidemocrático tomasse o poder, já que esperavam a vitória do inimigo, o general ateniense teve que enviar um mensageiro até a cidade. Ele correu o percurso de 42 km até Atenas, deu a notícia da vitória e morreu de exaustão.

3) Foi quando o rei de Esparta, Leônidas, e trezentos guerreiros espartanos escolhidos, tentaram segurar o exército persa no despenhadeiro das Termópilas, evitado uma invasão. Como não receberam os reforços necessários e foram traídos, o massacre foi inevitável.

4) Foi a batalha naval que decidiu a segunda guerra com os persas. A marinha grega, liderada por Atenas, aniquilou as forças navais persas. Como resultado, o inimigo se retirou novamente.

5) Foi um acordo entre as cidades-estado grega, assinado na cidade de Delos. Ficou acordado que elas enviariam dinheiro todos os anos à Atenas – eleita a líder da liga – para que esta se responsabilizasse por reforçar as defesas da Grécia.

6) Porque Esparta tinha uma política isolacionista e, também, porque percebeu o quanto Atenas ganhava politicamente com a Liga.

7) Foi o período, depois da II Guerra com os Persa, em que Atenas foi a cidade mais poderosa da Grécia. Tal situação desagradava as cidades do Peloponeso, porque temiam que Atenas pudesse querer impor sua política à todas as póleis; desagradava também aos membros da Liga de Delos, pois Atenas estava investindo o dinheiro da Liga em seu próprio benefício, para reforçar o seu poder.

8) Foram os confrontos sucessivos entre as cidades-estado gregas, lideradas de um lado por Atenas e, do outro lado, por Esparta. A situação de guerra constante estendeu-se por 27 anos.

9) Porque a Guerra do Peloponeso representou um tremendo desgaste humano e econômico para a cidade.

10) As guerras constantes, com os persas e, depois, entre as próprias póleis, produziu imensas perdas humanas e econômicas; mesmo as cidades vitoriosas saiam tão enfraquecidas que não tinham condições para gozar dos frutos da guerra. Além disso, a vulgarização das guerras ajudou a erodir o ideal de cidadão soldado que era um dos pilares do sistema político de póleis como Atenas e Esparta.

11) Os macedônios eram um povo que ocupava o norte da Grécia. Sua aceitação por parte dos gregos, em especial dos atenienses, dependia sempre dos interesses em jogo. Quando precisavam de apoio militar, os gregos exaltavam o fato dos macedônios serem também helenos; do contrário, tratavam os poderosos vizinhos como bárbaros.

12) Foi curto, pois sua unidade territorial não foi além da morte de seu fundador, e longo porque produziu uma unidade cultural que durou vários séculos.

13) A Cultura Helenística é o resultado da fusão da cultura grega (pensamento, costumes, filosofia) com as culturas orientais (mesopotâmica, persa, egípcia, indiana, etc). Esta cultura possibilitou a troca entre os mais diferentes povos, produzindo uma certa unidade cultural no Mediterrâneo Oriental, sendo a língua grega transformada em língua dos intelectuais e, também, de comunicação universal.

Nenhum comentário: