sábado, julho 01, 2006

Gabarito do Estudo Dirigido: Atenas e Esparta


(49-75)

49) A polis, além de cidade, centro urbano, tinha a função de pátria, que reforçava a identidade religiosa e étnica. As polis tinham seu próprio território, urbano e rural, e suas áreas de influência. O isolamento, favorecido por um relevo acidentado, facilitou o desenvolvimento de cidades bem diferentes umas das outras e autônomas.

50) Esparta ficava no Peloponeso, na planície da Lacônia. A região tinha sido dominada pelos dórios.

51) Esparciatas: cidadãos guerreiros descendentes dos dórios; Periecos: livres mas sem direitos políticos, dedicavam-se às mais variadas atividades econômicas e podiam fazer parte do exército como tropas auxiliares; e os Hilotas: descendentes das populações conquistadas eram servos do Estado e trabalhavam na agricultura.

52) Ela era governada por dois reis, esse sistema se chama diarquia. Além dos reis, Esparta possuía duas assembléias, a Gerúsia, composta por 28 cidadãos eleitos de mais de 60 anos, e a Apela, formada por todos os cidadãos. Além dos reis e das assembléias, havia os éforos, funcionários responsáveis pr fiscalizar os cidadãos, inclusive os reis.

53) A um legislador lendário de nome Licurgo.

54) A educação espartana era toda voltada para a formação do guerreiro, no caso dos meninos, e da mãe de guerreiros, no caso das meninas. A educação começava aos 7 anos e enfatizava principalmente a disciplina, a resistência e o desenvolvimento das competências militares. As meninas podiam ficar na cidade e voltar para casa à noite, mas os meninos viviam em acampamentos junto com seus companheiros. A educação das meninas terminava aos 20 anos e elas poderiam se casar, já os rapazes eram incorporados ao exército e somente eram cidadãos plenos aos 30. Então, podiam casar, recebiam um lote de terra e faziam parte da Apela.

55) Os hilotas eram servos do Estado, cedidos á cidadãos espartanos para que cultivassem a terra. Eles viviam aterrorizados pelos espartanos, pois eram maioria da população e deveriam ser mantidos sob controle.

56) As mulheres espartanas gozavam de grande autonomia e tinham mais direitos que a média das mulheres gregas. Elas administravam as terras e cuidavam de muitas atividades, pois os homens estavam quase sempre ausentes. Podiam também herdar propriedades, do pai ou do marido na falta de descendência masculina.

57) A cidade de Atenas ficava na península Ática. Porque tinha excelentes portos naturais e sua terra era pouca e pobre, assim, as atividades comerciais tornaram-se uma alternativa.

58) Era o principal porto da Grécia e ficava em Atenas.

59) Monarquia: a cidade era governada por um basileu e não tinha leis escritas; Arcontado: os eupátridas elegiam entre si os governantes, dois arcontes, é um período de reformas políticas e as leis foram colocadas por escrito; Tirania: em momentos excepcionais, um líder poderia tomar poder sem ser eleito, tornando-se um tirano, alguns deles fizeram reformas a favor da população pobre; Democracia: marcou o período clássico e foi a forma de governo que deu a todos os cidadãos da cidade o direito de participar politicamente.

60) Sólon foi um arconte ateniense que reformou as leis de Dracon. Ele é lembrado por ter tomado uma série de medidas em favor da população mais pobre, como proibir a escravidão por dívidas e fazer a reforma agrária.

61) Tirania é uma forma de governo usada em situações excepcionais na Grécia antiga. Nela o chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo.

62) Porque esta forma de governo foi inventada nesta cidade grega.

63) Democracia Direta é aquela na qual os cidadãos não precisam eleger representantes, pois podem estar presentes na assembléia. Já a Democracia Representativa é aquela na qual elegemos representantes que falam e votam por nós. É o modelo usado nas democracias modernas.

64) Porque a democracia ateniense era baseada na escravidão e negava o direito de participação política a maioria da população da cidade, no caso as mulheres, os estrangeiros e as crianças.

65) Os arcontes continuavam sendo eleitos, mas seu poder era reduzido, havendo o novo cargo, o estratego, que exercia funções políticas e militares. Além deles havia o tribunal, a Heléia, a Bulé, que era formada por 500 membros, e a Eklésia que era a assembléia composta por todos os cidadãos.

66) Demagogo é um Político inescrupuloso e hábil que se vale das paixões populares para atender seus próprios interesses.

67) Sofista em grego significava sábio e era o título atribuído aos filósofos que eram favoráveis à Democracia e se dispunham a dar aulas e receber salários. Os filósofos eram contra eles entre outros motivos por não acreditar que todos pudessem participar da política e porque os sofistas vendiam conhecimento. Sofista acabou virando sinônimo de mentiroso.

68) Péricles foi um importante governante de Atenas que investiu nas artes, reformou a cidade e proporcionou uma maior participação política dos cidadãos.

69) O período de Péricles é chamado de “radical”, pois este governante fez uma série de reformas que permitiram uma maior participação política dos cidadãos pobres, remunerado a sua participação na assembléia e o exercício das magistraturas (*cargos públicos*). Ele também restringiu ainda mais o acesso à cidadania ao estabelecer que para se tornar cidadão era preciso ser filho de pai e mãe atenienses.

70) Ostracismo era o maior castigo para um ateniense depois da morte, pois significava o exílio da cidade por dez anos. Para receber o ostracismo era necessário que a Eklésia considerasse o cidadão um inimigo da democracia.

71) Pedagogo quer dizer “guia de criança”, geralmente eram escravos que acompanhavam e supervisionavam as crianças no início da sua educação escolar.

72) O teatro celebrava as virtudes cívicas, tendo um caráter pedagógico, além disso, promovia a integração dos cidadãos, pois todos podiam participar dos espetáculos, assistindo ou representando.

73) Comédia e tragédia.

74) O objetivo da educação ateniense era formar o cidadão completo: crítico, equilibrado, culto e saudável.

75) Nem todas as mulheres viviam da mesma forma em Atenas, mas o ideal é que fossem reclusas, dedicadas ao lar e aos filhos. Elas não tinham direitos políticos.

Nenhum comentário: