segunda-feira, março 05, 2007

Engenharia egípcia foi além das pirâmides


Para quem tem o History Channel. Provavelmente, vai repetir em outro horário e dias. O anúncio está na Folha de São Paulo.

Engenharia egípcia foi além das pirâmides
RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Naturalmente, as pirâmides têm destaque em um documentário sobre a engenharia no Egito Antigo. Mas a habilidade dos engenheiros dessa civilização era bem ampla. Os caras eram versáteis. Canais de irrigação, fortalezas, obeliscos, represas; os antigos egípcios foram pioneiros em quase todas as obras monumentais da história humana.
O método era basicamente o da tentativa e erro -não havia ciência por trás da coisa- e erros também aconteciam. A civilização foi construída em torno da natureza e da técnica. O rio Nilo e suas inundações facilitavam a agricultura, e o engenho humano aperfeiçoava o processo, criando canais e represas.
Uma delas não deu certo; ainda hoje vêem-se os restos da represa e o buraco por onde estouraram as águas.
A evolução do projeto das pirâmides é outro aspecto fascinante. Os túmulos dos reis (os faraós) começaram como simples amontoados de terra, passaram a pirâmides com terraços, até chegarem à forma perfeita com seus quatro lados iguais. No processo, algumas caíram, outras ficaram tortas.
Menos conhecidas são as fortalezas que os egípcios fizeram na sua fronteira com a região da Núbia. Com fossos em torno e muralhas escalonadas, só na Idade Média européia que se veria algo semelhante. Os caras eram bons.

CONSTRUINDO UM IMPÉRIO
Quando: hoje, às 21h
Onde: History Channel

Nenhum comentário: