sábado, setembro 11, 2010

Hollywood Bate as Aulas de História



Não acho que a pesquisa seja surpresa para a maioria dos professores de História, só acho que 108 alunos é muito pouco para afirmar categoricamente algo do gênero. Também seria interessante fazer uma pesquisa assim em vários países. Será que os filmes são mais fortes como referência somente nos EUA? Agora fiquei curiosa... ^_^ Segue a materiazinha traduzida da revista espanhola Historia Y Vida (nº499/p.13)

Hollywood Bate as Aulas de História

Não importa se é correto ou não o que se vê nos filmes históricos, os estudantes registram como verdadeiro mesmo quando tinham lido em seus livros escolares ou quando tenham escutado de seus professores o contrário. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Washington em St. Louis. Em seu experimento com 108 alunos, quando a informação dos filmes contradizia a dos livros, quase a metade dos jovens recordava unicamente os dados incorretos das películas. Em algumas ocasiões, inclusive, atribuíam aos livros as informações que vinham dos filmes.

P.S.: A matéria original, em inglês, pode ser encontrada aqui: Students Recall More Hollywood than History. Talvez, eu traduza depois. Aqui tem uma matéria de um site brasileiro sobre a pesquisa, também.

Nenhum comentário: