quinta-feira, setembro 09, 2010

Papiro egípcio achado em antigo pântano irlandês



Não conhecia o Saltério de Faddan More e achei a descoberta fenomenal. Por conta disso, decidi traduzir o artigo do do site Physorg. espero que realmente se consiga provar o cristianismo egipcio, talvez via Península Ibérica, influenciou a Igreja Irlandesa. Segue a tradução.



Papiro egípcio achado em antigo pântano irlandês


6 de setembro de 2010

Cientistas irlandeses encontraram fragmentos de um papiro egípcio dentro da capa de couro de um livro de salmos retirado de um terreno pantanoso, disse o Museu Nacional Irlandês na segunda.

O papiro dentro da capa de couro em estilo egípcio que cobria um manuscrito de 1200 anos, “potencialmente representa a primeira conexão tangível entre a Igreja Irlandesa primitiva e a Igreja Cóptica do Oriente Médio”, diz o Museu. “É uma descoberta que levanta muitas questões e tem perturbado algumas das teorias aceitas sobre a História do Cristianismo primitivo na Irlanda.”

Raghnall O Floinn, reponsável pelas coleções do Museu, disse que o manuscrito, agora conhecido como “Saltério de "Faddan More”, e uma das descobertas arqueológicas mais importantes da Irlanda. Ele foi desenterrado quatro anos atrás por um homem que usava uma escavadeira mecânica para extrair turfa perto de Birr no Condado de Tipperary, mas a análise só agora foi completada.

O Floinn contou para a AFP que o pergaminho manuscrito envolvido pela capa de couro data do século VIII, mas não se sabe quando e porque ele terminou dentro do pântano onde foi preservado pelos elementos químicos presentes na turfa.

“Parece que a capa de couro do manuscrito vindo do Egito. A questão é se o papiro veio junto com a capa ou se ele foi acrescentado depois. É possível que as imperfeições na capa possam nos permitir confirmar que a pele é egípcia. Nós estamos tentando rastrear se há alguém que pode nos dizer se isso é possível. Este é o próximo passo.”

V disse que o saltério é do tamanho de um jornal tablóide e cerca de 15% das páginas dos salmos, que estão escritos em latim, sobreviveram. Os especialistas acreditam que o manuscrito dos salmos foi produzido em um mosteiro irlandês e foi colocado posteriormente na capa.

“A capa pode ter tido vários usos antes de terminar basicamente como um envoltório para o manuscrito no pântano,” disse O Floinn. “Ela pode ter viajado de uma biblioteca em algum lugar no Egito para a Terra Santa ou para Constantinopla ou Roma e então para a Irlanda.” O Museu Nacional em Dublin planeja colocar o saltério em exposição pública no início do ano que vem.

(c) 2010 AFP

Nenhum comentário: