sexta-feira, março 01, 2019

Luz Ultra-Violeta ajuda a revelar as cores das esculturas gregas e romanas antigas


Nós nos acostumamos a imaginar Grécia e Roma como espaços dominados pelos branco, no máximo cinzento, do mármore, no entanto, pesquisas dos últimos vinte, ou pouco mais, anos, revelaram que o mundo clássico deveria ser multicolorido. O arqueólogo alemão Vinzenz Brinkmann dedica a vida a estudar as cores das esculturas clássicas.  Segundo ele"Todas as estátuas gregas e romanas de mármores que foram destruídas pela guerra (ataque persa à Acrópole de Atenas) ou erupção vulcânica (Pompeia, Herculano) têm conservados muitos traços de cores e ornamentos registrados pelos escavadores e ainda visíveis a olho nu" .  


Os  indícios da cor nas esculturas já tinham sido identificados no século XVIII, segundo o arqueólogo, mas, especialmente no século XX, optou-se por ignorar isso.  Se os cientistas não comentavam, ou pouco falavam, o tema acabou ausente de livros didáticos e a ideia de antiguidade clássica cor de mármore se perpetuou na ficção (*cinema, quadrinhos, TV, games etc.*).


O uso do ultra-violeta revelou a presença de cores vivas e quentes como vermelho, amarelo, laranja, além do azul, do verde, entre outras.  Uma das primeiras exposições confrontando a versão descolorida e a que deveria ser a original, ocorreu em 2007, em Atenas.  Parece ainda surpreendente comparar a escultura sem cor e a colorida, mas é um exercício interessante.  Quantas coisas ainda não sabemos? Quanto precisamos investigar e descobrir?  


Nenhum comentário: