terça-feira, março 28, 2006

ÚLTIMA V.I.: ATENÇÃO


ATENÇÃO 1:

• A prova pode ser feita à caneta azul ou preta, ou ser digitada.
• O mínimo de linhas é 30 (trinta), o máximo, 60 (sessenta). Ficou um pouco menor? Um pouco maior? Tudo bem, não há problema.
• Não é necessária a apresentação de capa ou a inclusão de figuras, somente esta folha com nome e turma deve ser entregue junto com o trabalho.
• Lembre-se: o texto é seu. Cópias, caso identificadas, não serão aceitas.
• DATA DE ENTREGA: Quarta-feira (29/03), Quinta-feira (30/03) para as minhas turmas ou Sexta-feira (31/03) para as turmas do Prof. Rosendo e da Prof.ª Débora. Não esqueçam!!!!

PROPOSTA:

* Imagine-se como um(a) jornalista. Você acaba de presenciar um acontecimento muito importante do passado e irá fazer uma reportagem sobre isso.
* Você só vai fazer um (1) tema, pode ser algum dos que estão sugeridos ou um escolhido por você.
* Se você tivesse que narrar a o assassinato de Akenaton, ou sua proclamação de monoteísmo, como seria?
* Se você tivesse que comentar a construção de um novo e magnífico templo ou pirâmide, quais adjetivos utilizaria?
* Se você tivesse que defender as vantagens do alfabeto fenício sobre as escritas utilizadas até então, quais argumentos utilizaria?
* Se você estivesse presente no momento em que Hamurábi apresentou o seu código de leis, quais seriam seus comentários?
* Será que as conquistas dos assírios eram vistas pelos povos vencidos? E o que os vencedores tinham a dizer sobre isso?

ATENÇÃO 2:

• Há espaço para o uso da imaginação neste trabalho. A escolha de palavras, as opiniões a respeito dos fatos, o enfoque, é escolha sua. Entretanto tudo deve ser construído a partir dos fatos e acontecimentos históricos. É preciso pesquisar para não falar bobagem!
• Use sites da Internet e livros. Como o trabalho é pequeno, duas fontes de consulta são mais que suficientes. Um site e um livro, dois livros, dois sites, você escolhe.
• O Google (
http://www.google.com) ou o Cadê (http://www.cade.com.br) são como bibliotecas, o que deve entrar na bibliografia são os sites utilizados diretamente no trabalho. Para informações sobre como organizar a bibliografia, algo que será cobrado e implicará em perda de pontuação, consultar: http://historiativa.webcindario.com/BIBLIOGRAFI1.htm

2 comentários:

Ivânia disse...

Oi Valéria
Sou professora de história em Aracaju/SE e gosto muito do seu blog. Parábens.
Ivânia

Valéria Fernandes disse...

Muito obrigada. ^_^