domingo, abril 09, 2006

Dicas para a Prova de Amanhã


Não sei quem vai estar olhando o Blog hoje, mas decidi deixar algumas dicas para a prova de amanhã:
  1. Quando receber a prova, dê uma lida geral em todas as questões, assim, você poderá tirar as suas dúvidas com mais rapidez. Lembre-se que eu tenho 5 (cinco) turmas e só podemos tirar dúvidas até a metade do tempo de prova. 13:40 é o limite, não deixe a dúvida para depois.
  2. Faça a marcação das questões objetivas (V ou F, múltipla escolha) a lápis e, depois, passe a caneta, para evitar rasuras. Quanto às questões discursivas faça direto, sem rascunho. Não calculo o tempo de prova pensando que os alunos irão fazê-la duas vezes.
  3. Se precisar rasurar - e isso somente nas questões discursivas - seja coerente, um risco sobre a frase, ou a palavra basta; mais do que isso é exagero e pode implicar em perda de scores.
  4. Seja objetivo/a nas respostas, mas sempre diga tudo o que precisa. Economia é uma coisa, pobreza é outra, lembre-se de que você está na 7ª série.
  5. Se você acha que não sabe a resposta, se está na dúvida, deixe a questão para o final. Não perca tempo com ela no início da prova; garanta os seus pontos.
  6. Nunca deixe uma questão objetiva em branco. Quanto as discursivas, tente fazer as que não sabe no final. Uma resposta genérica, pode garantir um score e, se você estudou, sempre vai lembrar alguma coisa.
  7. Nunca, nunca, nunca deixe nada na prova a lápis. Isto vai fazer com que eu não veja a sua prova com bons olhos logo de saída, além de impossibilitar qualquer reclamação depois.
  8. Anote a lápis tudo o que acha que vai esquecer em algum lugar da prova. Por exemplo, se acha que vai esquecer um conceito, palavra, faça um pequeno rascunho. É direito seu. Sempre fiz isso e nunca tive problemas.
  9. Se não souber uma palavra, pergunte. Às vezes, uma palavra não compreendida pode significar a perda de uma questão que você sabe. Só não irei dar o significado, se for a resposta para a questão.
  10. E, por último: boa prova! Espero que tire a nota merecida por seu esforço, atenção e dedicação.
Outras dicas gerais para as provas podem ser encontradas *aqui*, no site Historiativa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi professora.
Eu tentei entrar no seu site da webcindario mas não consegui.Tem algum texto necessário estudar para a prova nele?
Eu entrei no site do professor Rosendo e o texto 5 é o mesmo que está aqui no blog?

Obrigada.

Anônimo disse...

oii...
professora desculpa eu estava lendo o seu site inteiro pra revisar e vi a sua observação quanto ao texto 5 do professor Rosendo.
desculpa...

Valéria Fernandes disse...

Todos os textos para a prova estão no Blog, fique tranqüila. Só que o site Webcindario está barindo. Veja se não é problema com seu provedor. O texto 5 do professor Rosendo é o meu texto 1. Os meus alunos não precisam dos textos do professor Rosendo a não ser como complemento, até porque, alguns são do meu site mesmo.

Anônimo disse...

professora, os exercícios do caderno de exercícios são uma boa fonte pra estudo da A.E.?
e estudando por eles e pelos seus resumo é possível tirar uma boa nota?

obrigada ^^

Valéria Fernandes disse...

Bethania, o caderno de exercicios é útil, mas, por favor, priorize o livro, os resumos e as anotações de aula. O caderno de atividades não foi feito a partir do livro e eu não penso nele quando formulo as questões de prova.