domingo, novembro 09, 2008

PROVA DA UFRJ/2009 – HISTÓRIA – 1º DIA


 

1) "A sociedade feudal era uma estrutura hierárquica: alguns eram senhores, outros, seus servidores. Numa peça teatral da época, um personagem indagava:


 

"- De quem és homem?

- Sou um servidor, porém não tenho senhor ou cavaleiro.

- Como pode ser isto?' Retrucava o personagem."


 

Fonte: Adaptado de HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 55.


 

No século XVI, a sociedade rural inglesa, até então relativamente estática, estava se desagregando. Apresente um processo sócio-econômico que tenha contribuído para essa desagregação.


 

2) Evolução das estimativas do número de escravos desembarcados no Brasil ao longo do século XVIII, por região africana de origem:


 


A partir da tabela, relacione a mudança ocorrida no padrão geográfico da oferta de escravos africanos com as transformações da economia colonial setecentista.


 

3) Entre os séculos XVII e XIX, a Europa foi sacudida por uma série de revoluções sociais que resultaram na constituição do sistema político liberal e democrático. Entre elas destacaram-se as revoluções inglesa de 1688 e francesa de 1789.


 

Indique um princípio de natureza econômica e outro de natureza política presentes nessas duas revoluções.


 

4) "A consolidação da República liberal (1889-1930) foi completada com a sucessão de Prudente de Morais (1894-1898) por outro paulista, Campos Sales (1898-1902), que em seu governo concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores".

Fonte: Adaptado de FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p.258.


 

Apresente duas características da chamada Política dos Governadores.

5) "O fascismo rejeita na democracia o embuste convencional da igualdade política, o espírito de irresponsabilidade coletiva e o mito da felicidade e do progresso indefinido [...] Não se deve exagerar a importância do liberalismo no século passado, nem convertê-lo numa religião da humanidade para o presente e o futuro, quando na realidade ele foi apenas uma das muitas doutrinas daquele século [...] Agora o liberalismo está prestes a fechar as portas de seu templo deserto [...] O presente século é o século da autoridade, um século da direita, um século fascista" (Benito Mussolini)

Fonte: MAZOWER, Mark. Continente sombrio: a Europa no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 29.


 

O discurso proferido por Mussolini explicita a concepção política fascista nos anos 20 e 30 do século passado. Cite dois aspectos do regime fascista contrários aos princípios liberais.


GABARITO



QUESTÃO 1


Entre outros processos temos: as transformações no campo como os cercamentos (expropriação dos camponeses tradicionais); o crescimento comercial e manufatureiro de Londres, atraindo populações rurais; a proliferação de seitas protestantes que procuravam se desvencilhar das tradicionais relações senhoriais.


QUESTÃO 2


O candidato deverá relacionar a mudança no padrão geográfico da oferta de africanos com o contínuo crescimento da demanda por cativos da América Portuguesa, onde a montagem do complexo minerador em Minas Gerais, a partir do início do século 18, fez com que o número de escravos provenientes de Angola paulatinamente superasse o de cativos originários da Costa da Mina.


QUESTÃO 3


Entre outros princípios o candidato poderá indicar os seguintes: liberdade de expressão, liberdade comercial, liberdade individual e respeito à propriedade privada.


QUESTÃO 4


O candidato deverá apresentar duas das seguintes características da Política dos Governadores:


- o governo central sustentava os grupos dominantes nos Estados, enquanto esses, em troca, apoiavam a política do presidente da República;


- a instituição, na Câmara dos Deputados, da "Comissão de Verificação dos Poderes", instrumento através do qual eram validados os mandatos de deputados federais afinados com os grupos hegemônicos nos Estados e fiéis ao governo federal;


- fortalecimento do poder executivo; limitação da autonomia do poder legislativo e reforço nos poderes regionais e locais.


QUESTÃO 5


O aluno deverá citar, dentre outras, as seguintes características dos regimes fascistas que se opõem aos princípios liberais: Estado totalitário, corporativismo, unipartidarismo, culto à personalidade.


 

Nenhum comentário: