quinta-feira, março 21, 2019

Respostas dos Exercícios de Recuperação


Vocês receberam uma folha com exercícios na aula de recuperação de ontem.  Seguem as respostas com a página do livro caso seja necessário.  Se você estava em recuperação, faltou a aula e não recebeu a folha com as perguntas, procure seu professor, ou professora.

1. O relevo acidentado e montanhoso da Península Balcânica dificultava a comunicação entre as diversas comunidades.  Este fator foi um obstáculo à unificação da região, possibilitando que o desenvolvimento das diversas comunidades fosse relativamente autônomo, por isso, o florescimento de pequenos estados independentes, as poleis.

2. Você poderia colocar aqueus, dórios, eólios, ou dórios.  (p. 43)

3. Basta pegar suas notas de aula e selecionar para cada período: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.  

4. A Guerra de Tróia.  (p. 44)

5. A base da sociedade grega era a família de matriz patriarcal. (p. 44-45)

6. A sociedade espartana era uma sociedade guerreira e o cidadão (homem) era educado desde o nascimento para se tornar um soldado. O espartano não deveria se envolver com outras atividades que não fossem as militares e a participação na assembleia quando atingia a idade necessária (30 anos). As mulheres espartanas recebiam alguma educação física e militar, porque acreditava-se que somente mulheres fortes poderiam gerar filhos fortes, elas também tinham grande liberdade, se comparada com as outras cidades gregas e na ausência dos maridos geriam os bens da família.  (p. 49-50) Já a sociedade ateniense valorizava a atuação política do cidadão, no período democrático, todos os atenienses que tinham a cidadania deveriam participar da assembleia.  O cidadão ateniense deveria lutar por sua cidade, mas não estava mobilizado para a guerra o tempo inteiro.  As mulheres não exerciam a cidadania  política e o ideal para as mulheres atenienses é que elas não tivessem papel público. (p. 47-48)

7. Segundo o livro (p. 46), pólis era "(...) uma unidade política independente."  Acrescentaríamos que era marcada pela ideia de que todos os seus habitantes descendiam dos mesmos ancestrais, cultuavam os mesmos deuses e tinham as mesmas tradições.  A pólis abrangia o espaço urbano e o campo ao seu redor, em alguns casos, vide o exemplo de Atenas, agregava, também, outros núcleos urbanos secundários e colônias.

8. Acrópole era a parte alta da cidade, onde estavam os prédios públicos, os templos mais importantes e onde moravam os mais ricos.  A Ágora era a grande praça, local do comércio, e da grande assembleia. (p. 46)

9. Sólon promoveu uma série de reformas em Atenas: proibiu a escravidão por dívidas e perdoou as dívidas existentes, muitos atenienses escravizados, ganharam de volta sua liberdade e a cidadania; dividiu os cidadãos a partir da sua renda (caráter censitário), promoveu o comércio e a indústria (artesanato), deu cidadania para todos os atenienses, donos de terras, ou não, que pudessem custear sua participação no exército. (p. 47)

10. A Bulé, ou Conselho dos 500.  (p. 48)

11. Ostracismo é o exílio por dez anos do cidadão ateniense que atentasse contra a democracia.  Os nomes eram levados para a Eclésia e ela deliberava sobre a aplicação da pena. (p. 48)

12. Os persas estavam expandindo o seu território, já controlavam a Ásia Menor, uma região colonizada pelos gregos, a Grécia seria o próximo território a ser anexado.  Uma revolta de cidades gregas na Ásia Menor apoiada por Atenas e outras cidades gregas precipitou a invasão da Península Balcânica. (p. 49)

13. A "idade de ouro de Atenas" corresponde ao auge da democracia nessa cidade e, mais especificamente, ao governo de Péricles, daí, ser correto utilizar, também, "Século de Péricles".  Nesse período, Atenas exercia a Supremacia (*era a cidade mais poderosa militarmente e rica*) na Grécia, graças em parte a suas colônias, daí se falar em Império Ateniense, e aos recursos da Liga de Delos. (p. 49)

14. A democracia foi um sistema nascido em Atenas, e só plenamente existente nessa pólis, no qual funcionavam duas assembleias, a Bulé, que era eleita pelos cidadãos e composta por 50 representantes de cada tribo, e pela Eclésia da qual participavam todos os cidadãos maiores de 20 anos, homens, filhos de pai, ou mãe ateniense.  A democracia grega é notável, porque não exigia critérios de renda para a participação política dando poder sem precedentes aos seus cidadãos.  No entanto, é preciso ressaltar que ela era extremamente excludente, porque mulheres, menores de idade, estrangeiros (metecos) e escravos não tinha cidadania. (p. 48)

15. Se opor à Atenas e conseguir romper a sua supremacia sobre as demais cidades.  Com o enriquecimento e fortalecimento de Atenas após as Guerras Médicas (*Greco-Pérsicas*), esta pólis ameaçava a autonomia das outras cidades e os interesses da Esparta, a principal cidade do Peloponeso, a parte mais ao sul da Península Balcânica.

16. Ela se dividia entre esparciatas (homoioi), cidadãos livres e dedicados à guerra, os periecos, livres, mas sem cidadania, e os hilotas, servos/escravos do Estado.  (p. 50)

17. A vitória sobre Atenas na Guerra do Peloponeso. (p. 49)

18. Os éforos eram cidadãos espartanos, indicados pela Gerúsia (*assembleia mais importante de Esparta*) anualmente para fiscalizarem a vida do cidadão e gerenciarem a educação das novas gerações da cidade. (p. 50)

19. A formação da chamada Cultura Helenística (Helenismo), isto é, a fusão, a síntese, da cultura grega com as culturas orientais, com a língua grega se tornando a língua da cultura e do comércio no Mediterrâneo. (p. 51)

Nenhum comentário: