sábado, julho 01, 2006

Gabarito do Estudo Dirigido: Creta, Períodos Arcaico e Homérico


(28-49)

1) A Creta histórica permaneceu desconhecida até as escavações arqueológicas do século XIX, antes disso, conhecíamos os mitos, como o do Minotauro, e as cidades fundadas pelos dórios. Assim, toda uma civilização permanecia escondida.

2) Os mitos são importantes porque nos permitem ver como as sociedades que vieram antes de nós, antes do desenvolvimento da ciência moderna, explicavam o seu mundo. Mitos são históricos, falam do povo que o produziu e são formas de dar significado aos fenômenos naturais ou não.

3) A economia cretense era baseada no comércio marítimo de algumas manufaturas (cerâmica, metalurgia, vinho, azeite), cujas oficinas ficavam nos grandes palácios, e alguns produtos agrícolas.

4) Porque eles vieram antes dos fenícios e não se tem registro de nenhuma talassocracia anterior a dos cretenses.

5) Porque elas são representadas nos afrescos cretenses em todas as atividades públicas feitas pelos homens, religiosas, esportivas, comerciais, além disso, a religião da ilha era centrada em uma grande deusa.

6) Há registro de uma erupção de grande porte o século XVIII a.C., os efeitos de tal catástrofe puderam ser observados até no Egito. Todas os palácios cretenses tiveram que ser reconstruídos e a civilização da ilha nunca mais foi a mesma.

7) A resposta aqui é pessoal, mas devemos lembrar que o nome de algumas deusas gregas já aparecem em Creta. Há historiadores, entretanto, que ressaltam que esta civilização era completamente diferente daquela que será construída pelos invasores indo-europeus.

8) Foi a civilização formada a partir da mistura entre a cultura dos invasores aqueus e a dos cretenses.

9) Eram todos indo-europeus.

10) A invasão dória acelerou a desagregação da civilização creto-micênica e fez com que parte da população migrasse para as ilhas e a Ásia Menor.

11) Era o nome dado pelos gregos, helenos, à sua terra. Ser heleno era pertencer ao mesmo povo, com a mesma cultura e deuses, era, também, não ser bárbaro. Os gregos consideravam os demais povos inferiores culturalmente.

12) As Olimpíadas eram os mais importantes festivais religiosos em honra de Zeus. Sua importância era tão grande que reuniam todos os gregos de quatro em quatro anos, as guerras eram interrompidas e para que atletas de toda a Grécia e da Ásia Menor pudessem competir.

13) Porque todos os gregos adoravam os mesmos deuses que eram representados à sua imagem e semelhança.

14) Porque nos vasos gregos – que tinham vários formatos e tamanhos – representavam mitos gregos e cenas do cotidiano, fazendo propaganda dos hábitos helênicos.

15) Períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

16) A história da Guerra de Tróia provavelmente se originou de guerras reais entre os micênicos e povos da Ásia Menor pelo controle do comércio no Mediterrâneo oriental.

17) Os genos eram comunidades familiares extensas (clãs) auto-suficientes; nos quais a terra pertencia a todos; e o chefe do clã era chamado de pater que detinha o poder político e religioso, sendo o poder passado do pai para o filho mais velho. Os membros do grupo acreditavam que possuíam os mesmos ancestrais, e seguiam as mesmas leis orais, costumes e tradições.

18) Matrilinear é quando o parentesco é feito pela linha materna, patrilinear quando é feita pela linha paterna. Na Grécia, a partir do período Homérico, o arentesco se faz através do pai.

19) Com o crescimento populacional; o aumento exagerado do número de escravos que passaram a fazer os trabalhos que antes eram executados pelos tetas; e a divisão dos genos em pequenas famílias com a concentração das terras nas mãos do pater e seus familiares diretos, as comunidades gentílicas começaram a se desagregar. A propriedade privada começou a se tornar regra e privilégio de uma aristocracia militar, sendo que o pater começou a adotar o título de basileu (rei).

20) A desagregação desencadeou a chamada segunda Diáspora Grega com a saída de parte da população, em sua maioria tetas, em busca de melhores condições de vida e terras fora da Grécia. As colônias fundadas deram origem a chamada Magna Grécia.
21) O Período Arcaico foi marcado pela expansão grega e a abertura comercial, uma economia mais dinâmica e a estruturação das polis.

22) A polis, além de cidade, centro urbano, tinha a função de pátria, que reforçava a identidade religiosa e étnica. As polis tinham seu próprio território, urbano e rural, e suas áreas de influência. O isolamento, favorecido por um relevo acidentado, facilitou o desenvolvimento de cidades bem diferentes umas das outras e autônomas.

Nenhum comentário: