terça-feira, julho 31, 2007

3º BIMESTRE: ROMA – ORIGENS


>>A Península Itálica era uma área com grande fluxo de povos desde antes da fundação de Roma. Gauleses, gregos, fenícios, povos do Norte da África, todos ajudaram a formar a população dessa região da Europa.

>> Dentre os povos da região destacamos os sabinos e os latinos, povos que compuseram a base da população romana.

>>A cidade de Roma tem duas origens, uma mítica-lendária e outra histórica. Independente de qual das versões agrade mais, a localização da cidade é a mesma: fundada na região do Lácio, às margens do Rio Tibre, no sopé do monte Palatino, na região das sete colinas.

>>Pela origem lendária, Roma teria sido fundada por Rômulo em 25 de abril de 753 a.C. De acordo com os mitos, Rômulo e seu irmão Remo seriam filhos do deus Marte e de uma princesa Réia Sílvia da cidade de Alba Longa[1] que foram atirados nas águas do Tibre pelo tio-avô Amúlio que havia usurpado o trono. Amamentados por uma loba,[2] foram encontrados por um pastor que os criou. Depois de crescidos, se vingam do tio e recolocam seu avô no trono. Por inveja, entretanto, Remo provoca a ira do irmão e é morto por ele.[3]

>> Descartada a lenda, podemos afirmar que a cidade de Roma iniciou sua formação entre os séculos X e VIII a.C., quando sabinos e latinos coligados (Liga dos Sete Montes) vão unir várias aldeias e se concentrarem em volta do forte construído no monte Palatino. Não há portanto uma data de nascimento para Roma, mas, sim, um longo processo que levou as pequenas aldeias de pastores a se tornarem o maior império da Antigüidade.

>> A história da Civilização Romana se divide em três partes:

** Monarquia – do século VIII até o século IV (509) a.C.
** República – do século IV (509) a.C. até 27 a.C.
** Império – de 27 a.C.

[1] Alba Longa, por seu turno, teria sido fundada por Ascânio, filho de um dos heróis da Guerra de Tróia, Enéias que fugiu quando a cidade foi incendiada, carregando seu filho nos braços e o velho pai nas costas. Três gerações, o necessário para se ter uma identidade. Enéias era filho da deusa Vênus (Afrodite) e, pelas lendas, os romanos descendem desta deusa e do deus Marte.
[2] Ou uma prostituta, já que lupa se refere tanto ao animal quanto às meretrizes.
[3]Ver p. 153 do livro texto.

Nenhum comentário: