terça-feira, março 12, 2019

1º TRIMESTRE: ROMA – ORIGENS


>>A Península Itálica era uma área com grande fluxo de povos desde antes da fundação de Roma. Gauleses, gregos, fenícios, povos do Norte da África, todos ajudaram a formar a população dessa região da Europa.

>> Dentre os povos da região destacamos os sabinos e os latinos, povos que compuseram a base da população romana.

>>A cidade de Roma tem duas origens, uma mítica-lendária e outra histórica. Independente de qual das versões agrade mais, a localização da cidade é a mesma: fundada na região do Lácio, às margens do Rio Tibre, no sopé do monte Palatino, na região das sete colinas.

Nicolas Poussin: O rapto das Sabinas (1635).
>> O mito de fundação de Roma tomou de empréstimo personagens da mitologia grega, nesse caso, Enéias, filho da deusa Afrodite (a romana Vênus), segundo melhor guerreiro de Tróia.  Ele foge da cidade levando sua família, o pai (Anquises) e o filho (Ascânio).  Depois de várias aventuras, termina chegando à Itália.  Lá casa-se com Lavínia princesa, filha de Latino, rei do Lácio, e da rainha Amata. Muitos anos se passam, e de acordo com os mitos, Rômulo e seu irmão Remo seriam filhos do deus Marte e de uma princesa Réia Sílvia da cidade de Alba Longa[1] que foram atirados nas águas do Tibre pelo tio-avô Amúlio que havia usurpado o trono. Amamentados por uma loba,[2] foram encontrados por um pastor que os criou. Depois de crescidos, se vingam do tio e recolocam seu avô no trono. Por inveja, entretanto, Remo provoca a ira do irmão e é morto por ele.  Roma teria sido fundada por Rômulo em 21 de abril de 753 a.C. 

A Intervenção das Sabinas, por Jacques-Louis David.
>> Após a fundação por Rômulo, os romanos negociaram com os sabinos, seus vizinhos, para que eles lhes cedessem mulheres. Os sabinos recusaram-se a permitir que suas mulheres se casassem com os romanos; estes tiveram então a ideia de raptar as mulheres sabinas. Rômulo inventou então um festival em homenagem a Netuno Equestre, e proclamou-o aos povos vizinhos de Roma. Durante o festival Rômulo deu um sinal, indicando a seus conterrâneos que era hora de capturar as mulheres sabinas, o que eles fizeram, enquanto combatiam os homens. Segundo relato do historiador romano Lívio, houve guerra com os povos vizinhos por conta da ofensa, mas, quando Roma foi invadida, as mulheres sabinas se lançaram entre os oponentes suplicando pela paz, porque não queriam violência e amavam os romanos.  Se os pais, irmãos, parentes, maridos quisessem matar alguém, que matassem a elas, afinal, eram as culpadas do conflito.

>> Descartada a lenda, podemos afirmar que a cidade de Roma iniciou sua formação entre os séculos X e VIII a.C., quando sabinos e latinos coligados (Liga dos Sete Montes) vão unir várias aldeias e se concentrarem em volta do forte construído no monte Palatino. Não há portanto uma data de nascimento para Roma, mas, sim, um longo processo que levou as pequenas aldeias de pastores a se tornarem o maior império da Antiguidade.


>> A história da Civilização Romana se divide em três partes:

** Monarquia – do século VIII até o século IV (509) a.C.
** República – do século IV (509) a.C. até 27 a.C.
** Império – de 27 a.C. até 476 d.C. (*no Ocidente*)

[1] Alba Longa, por seu turno, teria sido fundada por Ascânio, filho de um dos heróis da Guerra de Tróia, Enéias que fugiu quando a cidade foi incendiada, carregando seu filho nos braços e o velho pai nas costas. Três gerações, o necessário para se ter uma identidade. Enéias era filho da deusa Vênus (Afrodite) e, pelas lendas, os romanos descendem desta deusa e do deus Marte.
[2] Ou uma prostituta, já que lupa se refere tanto ao animal quanto às meretrizes.

Nenhum comentário: