domingo, março 18, 2007

GABARITO: Egito 1


1) Explique porque a profissão de Escriba era tão valorizada no Egito e na Antigüidade. (2,0)
- O escriba podia alcançar altas posições na administração real e dos templos, desde que soubesse bem a sua profissão, estava livre dos trabalhos manuais e, de acordo com a fonte, mesmo como aprendiz já seria respeitado.

2) A Esposa do Faraó é chamada de “senhora dos dois países”. O que quer dizer isso? (1,0)
- Ela é chamada de “senhora dos dois países”, porque o faraó reinava sobre o Alto e o Baixo Egito.

3) A condição das mulheres no Egito era melhor que em outros países da época? Explique e dê exemplos. (2,0)
- De acordo com o texto, as mulheres no Egito tinham muita importância na sociedade, herdavam propriedades, poderiam tratar de assuntos com o Estado, os egípcios consideravam a filiação materna tão importante quanto a paterna e depois de viúva poderia se tornar chefe da família.

4) Por que a Tumba de Tutmés foi diferente das construídas anteriormente? (2,0)
- De acordo com o texto, a tumba de Tutmés I foi construída em lugar secreto e não para que todos vissem como as pirâmides, além disso, usou escravos, prisioneiros de guerra, que foram executados depois que os trabalhos terminaram.

5) Explique o regime de servidão coletiva. A Tumba de Tutmés foi construída seguindo este regime de trabalho? (3,0)
- A servidão coletiva era um sistema de trabalho no qual as terras pertenciam ao Estado e o camponês tinha que entregar parte de sua produção ao governo e trabalhar nas obras públicas durante as cheias do Rio Nilo. As tumbas reais eram construídas por camponeses, a Tutmés foi construído por prisioneiros de guerra que foram executados, logo, não era servidão coletiva.

Nenhum comentário: