domingo, março 18, 2007

GABARITO: Egito 3


1) “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Explique esta frase. (1,5)
- O Egito seria um deserto sem o Rio Nilo. Ele fornecia a água e a fertilidade necessárias para que uma civilização pudesse nascer naquela região. Os egípcios trabalhavam muito, mas o rio era um auxílio fundamental.

2) Por que podemos afirmar que o Nilo ajudou na manutenção da unidade do Egito? (2,0)
- O rio Nilo era completamente navegável e era o principal meio de transporte e integração do território do Egito. Os egípcios desde cedo aproveitaram esta vantagem para integrar o território e uni-lo, isso ajuda a explicar um pouco porque no Egito tivemos uma única civilização, enquanto que na Mesopotâmia tivemos vários impérios se desenvolvendo de forma isolada e se sucedendo na hegemonia da região.

3) Por que a mumificação era tão importante para os egípcios? (1,5)
- Os egípcios acreditavam na vida eterna e que o morto iria precisar de seu corpo quando fosse admitido no paraíso. Para tanto, cuidavam de mumificar a todos e havia preços para todas as possibilidades.

4) Heródoto considera o Lago Moeris uma das maravilhas do Egito. Explique por que para a construção de grandes obras públicas era necessário um governo forte e centralizado. (2,5)
- Heródoto diz que o Lago Moeris foi construído artificialmente, que exigiu um grande enumero de trabalhadores. Somente um governo centralizado, como o do faraó, poderia juntar tantos trabalhadores, coordenar a vinda de materiais de várias regiões do Egito. Sempre que o Egito estava fragmentado as grandes obras eram interrompidas, pois material, mão-de-obra e alimentação era trazida de diferentes lugares e exigia planejamento, funcionários, capacidade de transporte e fiscalização.

5) Explique o regime de servidão coletiva.
- A servidão coletiva era um sistema de trabalho no qual as terras pertenciam ao Estado e o camponês tinha que entregar parte de sua produção ao governo e trabalhar nas obras públicas durante as cheias do Rio Nilo.

Nenhum comentário: