domingo, março 18, 2007

GABARITO: Mesopotâmia 1


1) Antes das leis serem escritas, eram baseadas no costume. Qual a vantagem de se ter leis escritas? (1,5)
- Leis escritas são públicas e todos que saibam ler, ou tenham quem leia, podem ter acesso a elas. Além disso, a justiça deixa de depender somente da vontade ou interpretação do juiz.

2) De acordo com o texto é possível perceber um tratamento diferenciado para o trabalhador e para o proprietário? Justifique. (2,0)
- Sim, o trabalhador tem menos direitos que o proprietário, como, por exemplo, “Se alguém passar um campo a um jardineiro para ele plantar como jardim, se ele trabalhar nesta área e cuidar dela por quatro anos, no quinto ano o proprietário e o jardineiro devem dividir a terra, o proprietário tomando conta de sua parte a partir de então” ou “Se um homem arrendar sua terra por um preço fixo, e receber o preço do aluguel, mas o mau tempo prejudicar a colheita, o prejuízo irá cair sobre quem trabalhou o solo”.

3) O código de Hamurábi busca estabelecer de acordo com a medida do crime. Como isso pode ser percebido no texto? (1,5)
- Isso pode ser percebido na passagem “Se alguém abrir seus canais para aguar seus grãos, mas for descuidado, e a água inundar o campo do vizinho, então ele deverá pagar ao vizinho os grãos que este perdeu”.

4) O Código de Hamurábi protegia os trabalhadores? Justifique. (2,5)
- De acordo com o código de Hamurábi, os trabalhadores eles tinham direitos e eram protegidos pela lei. Vários exemplos podem ser encontrados no texto como, por exemplo, “Se alguém tiver um débito de empréstimo e uma tempestade prostrar os grãos, a colheita for ruim ou os grãos não crescerem por falta d'água, naquele ano a pessoa não precisa dar ao seu credor dinheiro algum, devendo lavar sua tábua de débito na água e não pagar aluguel naquele ano”.

5) A partir do texto podemos perceber que o trabalho no campo era duro e incerto. Como o grupo explica isso? (2,5)
- O texto fala em enchentes, perda de colheita e uma série de problemas que poderiam aparecer na vida do trabalhador. Isto se explica em parte pelo clima da Mesopotâmia, pela irregularidade das chuvas, pelas cheias e toda uma sorte de problemas que poderiam atrapalhar os trabalhos agrícolas.

Nenhum comentário: