domingo, março 18, 2007

GABARITO: Mesopotâmia 5


1) O procedimento dos dois reis foi semelhante? Justifique. (2,0)
- Não, não foi. Um rei puniu os líderes da revolta e perdoou aqueles que não tinham cometido grandes ofensas, ele libertou. O outro rei se orgulha de ter sido impiedoso e diz “Enchi as grutas e as ravinas das montanhas com seus cadáveres, Amontoei seus cadáveres como se fossem pilhas de cereais diante dos portões de suas muralhas. Devastei-lhes as cidades e as converti em montes de ruínas...”.

2) Quem foram os assírios? Por que se tornaram tão famosos? (1,5)
- Os assírios eram um povo do norte da Mesopotâmia que construiu um grande império. Eles ficaram conhecidos por serem grandes guerreiros e pela crueldade com que tratavam os povos conquistados.

3) “Os assírios eram guerreiros que se preocupavam com a cultura”. Explique a afirmativa. (1,5)
- Os assírios fizeram fama como grandes guerreiros, mas se preocuparam em preservar a cultura da Mesopotâmia e fundaram importantes bibliotecas, sendo a maior delas a de Nínive, uma de suas capitais.

4) De acordo com o que o grupo estudou, a estratégia de dominação utilizada pelos Assírios era duradoura? Justifique. (2,5)
- Os assírios tratavam com grande dureza os povos conquistados, o objetivo é que eles fossem submissos e não se revoltassem. Com o tempo, entretanto, a estratégia se mostrou ineficaz, pois não havia grande vantagem em fazer parte do Império Assírio, pois não havia compensação. Assim, as revoltas aumentaram e os assírios foram perdendo vários dos seus territórios.

5) Explique o regime de servidão coletiva. (2,5)
- A servidão coletiva era um sistema de trabalho no qual as terras pertenciam ao Estado e o camponês tinha que entregar parte de sua produção ao governo e trabalhar nas obras públicas. Como as cheias do Tigre e Eufrates eram irregulares, os camponeses tinham que estar trabalhando na construção de canais de irrigação e de drenagem e nas represas quase que o tempo todo.

Nenhum comentário: