domingo, março 18, 2007

GABARITO: Mesopotâmia 4


1) Quem foi Assurbanipal? O que ele diz sobre si mesmo? (2,0)
- Assurbanipal foi um dos mais importantes reis do império Assírio. Assurbanipal diz ser “(...) rei do universo, rei da Assíria, a quem Assur, o rei dos deuses, e Ishtar, a dama da batalha, ditaram um destino heróico (...)”.

2) Quem foram os assírios? Por que se tornaram tão famosos? (1,5)
- Os assírios eram um povo do norte da Mesopotâmia que construiu um grande império. Eles ficaram conhecidos por serem grandes guerreiros e pela crueldade com que tratavam os povos conquistados.

3) Como Assurbanipal justifica as suas caçadas aos leões? (1,5)
- Ele diz que os “Os filhotes de leão eram incontáveis... cresciam ferozes ao devorar rebanhos, manadas e gente (...)”, por isso, para seu prazer, ele se dedicou a caçar leões.

4) De acordo com o que o grupo estudou, a estratégia de dominação utilizada pelos Assírios era duradoura? Justifique. (2,5)
- Os assírios tratavam com grande dureza os povos conquistados, o objetivo é que eles fossem submissos e não se revoltassem. Com o tempo, entretanto, a estratégia se mostrou ineficaz, pois não havia grande vantagem em fazer parte do Império Assírio, pois não havia compensação. Assim, as revoltas aumentaram e os assírios foram perdendo vários dos seus territórios.

5) Qual era a base da economia da Mesopotâmia? Como eram feitas as grandes obras de drenagem e irrigação necessárias à agricultura? (2,5)
- A base da economia era a agricultura irrigada. As obras necessárias de irrigação e drenagem eram feitas através do uso de grandes contingentes de camponeses no regime de servidão coletiva, que obrigava o camponês a entregar parte da sua produção e trabalhar na obras públicas.

Nenhum comentário: