sexta-feira, maio 25, 2007

2º BIMESTRE: GRÉCIA 1


- LOCALIZAÇÃO: A Grécia se localiza na Península Balcânica, 80% de sua área é montanhosa e dificulta o desenvolvimento da agricultura, além de favorecer o isolamento político que na Antigüidade deu fruto ao sistema políade.[1] Seu litoral é recortado tendo muitas baías e portos naturais, além de centenas de ilhas. Os gregos chamavam seu território de Heláde e a si mesmos de helenos. Podemos dividir a Grécia nas seguintes regiões:

*** Grécia Continental.
*** Grécia Peninsular (Peloponeso e Golfo de Corinto)
*** Grécia Insular
*** Grécia Asiática (Ásia Menor)
*** Magna Grécia (Principalmente as colônias italianas)

- POPULAÇÃO: é composta por uma mistura de povos que se estabeleceram na região em épocas diferentes. Esses povos, em sua maioria indo-europeus, estavam em diferentes estágios culturais e contribuíram cada um a sua maneira para que a Grécia Antiga pudesse existir. Os principais povos que compuseram a população grega foram:

*** Pelasgos ou Pelágios – primeiros habitantes da região, tinham origem mediterrânea, estavam na Grégia muito provavelmente desde o Neolítico.
*** Aqueus – começaram a chegar a partir do II milênio a.C., se estabeleceram na Península do Peloponeso e posteriormente em Creta.
*** Jônios – estabeleceram-se na Península Ática.
*** Eólios – ocuparam o norte da Grécia (Etólia e Tessália).
*** Dórios – chegaram por volta de 1200 a.C., eram um povo guerreiro, dominavam o uso do ferro, e ao contrário dos eólios, aqueus e jônios que conviviam bem, atacaram, destruíram, conquistaram e escravizaram os povos que lá estavam. Como se estabeleceram no peloponeso, suas principais vítimas foram os aqueus e peágios. Graças a invasão dória, a Grécia sofreu um retrocesso cultural com o desmonte da Civilização Creto-Micênica, ruralização, esquecimento da escrita, etc. Também foi ocasionada a chamada primeira Diáspora Grega que foi a migração de povos da Grécia continenal e peninsular para a Ásia Menor.

- PERIODIZAÇÃO: Para melhor estudar a história da Grécia Antiga dividida em 4 períodos:

*** Homérico (XII-VIII a.C.)
*** Arcaico (VIII-VI a.C.)
*** Clássico (V e IV a.C.)
*** Helenístico (IV a II a.C.)



[1] Pólis era como os gregos chamavam suas cidades-estado. Não se preocupe, pois voltaremos a isso mais tarde.

Nenhum comentário: