terça-feira, fevereiro 12, 2019

1º TRIMESTRE: GRÉCIA 1


- LOCALIZAÇÃO: A Grécia se localiza na Península Balcânica, 80% de sua área é montanhosa e dificulta o desenvolvimento da agricultura, além de favorecer o isolamento político que na Antiguidade deu fruto ao sistema políade.[1] Seu litoral é recortado tendo muitas baías e portos naturais, além de centenas de ilhas. Os gregos chamavam seu território de Heláde e a si mesmos de helenos. Podemos dividir a Grécia nas seguintes regiões:
*** Grécia Continental.
*** Grécia Peninsular (Peloponeso e Golfo de Corinto)
*** Grécia Insular
*** Grécia Asiática (Ásia Menor)
*** Magna Grécia (Principalmente as colônias italianas)
- POPULAÇÃO: é composta por uma mistura de povos que se estabeleceram na região em épocas diferentes. Esses povos, em sua maioria indo-europeus, estavam em diferentes estágios culturais e contribuíram cada um a sua maneira para que a Grécia Antiga pudesse existir. Os principais povos que compuseram a população grega foram:
*** Pelasgos ou Pelágios – primeiros habitantes da região, tinham origem mediterrânea, estavam na Grécia muito provavelmente desde o Neolítico.
*** Aqueus – começaram a chegar a partir do II milênio a.C., se estabeleceram na Península do Peloponeso e posteriormente em Creta.
*** Jônios – estabeleceram-se na Península Ática.
*** Eólios – ocuparam o norte da Grécia (Etólia e Tessália).
*** Dórios – chegaram por volta de 1200 a.C., eram um povo guerreiro, dominavam o uso do ferro, o que lhes conferia superioridade militar.  Sua chegada causou grande impacto na forma como os povos já estabelecidos ocupavam o território e se relacionavam. Como se estabeleceram no Peloponeso, suas principais vítimas foram os aqueus e pelágios. Um dos desdobramentos da chegada dos dórios foi a chamada Primeira Diáspora Grega que foi a migração de povos da Grécia continental e peninsular para a Ásia Menor.
- PERIODIZAÇÃO: Para melhor estudar a história da Grécia Antiga dividida em 4 períodos:
*** Homérico (XII-VIII a.C.)
*** Arcaico (VIII-VI a.C.)
*** Clássico (V e IV a.C.)
*** Helenístico (IV a II a.C.)

[1] Pólis era como os gregos chamavam suas cidades-estado. Não se preocupe, pois voltaremos a isso mais tarde.

Nenhum comentário: